Baleia jubarte encontrada morta em Atafona - Tribuna NF

Baleia jubarte encontrada morta em Atafona

A carcaça de um filhote fêmea de baleia da espécie Jubarte foi encontrada na manhã desta quarta-feira, 15, em Atafona, São João da Barra. O animal, media 4,5 metros e pesava aproximadamente entre 1,0 e 1.2 tonelada.

Ao tomar conhecimento do aparecimento da carcaça, nas proximidades do Pontal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) solicitou apoio da Guarda Ambiental Municipal para isolar a área e acionou o Programa de Monitoramento de Praias das Bacias de Campos e do Espírito Santo, responsável pelo monitoramento, resgate, reabilitação, soltura e necropsia de animais marinhos.

O Programa é executado pela empresa CTA – Serviços em Meio Ambiente em contrato firmado com a Petrobras para atendimento à condicionante da licença ambiental emitida pelo Ibama, abrangendo 750 km do litoral entre o Município de Conceição da Barra/ES até Saquarema/RJ.

A veterinária da empresa, Lais Conti, e o auxiliar técnico, Eduardo Alves, chegaram a São João da Barra no final da manhã para a realização da necropsia. Foi constatada que a morte do filhote já havia ocorrida entre cinco e seis dias, provavelmente em alto-mar. Fragmentos foram recolhidos para análise com o objetivo de identificar a causa da morte.

Após a necropsia foi orientado pelo Programa que a carcaça fosse enterrada na areia da praia, acima a linha de maré com auxílio de uma máquina retroescavadeira. O trabalho foi coordenado pela Secretaria de SEMASP.

– A reprodução da espécie em águas brasileiras acontece em Abrolhos, na Bahia. Provavelmente o filhote estava junto com sua mãe se deslocando quando veio a óbito, vindo a encalhar na praia de Atafona – destacou a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, que acompanhou todo o trabalho da CTA.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *