09/09/2024
Campos

Assinado convênio que dá titularidade das casas do Novo Horizonte

A formalização do convênio entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal ocorreu nesta quarta-feira, durante abertura de mais uma edição do programa #BotaPraAndar, realizado pelo Ministério das Cidades.

A Prefeitura de Campos assinou, nesta quarta-feira (14), um convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) passando a titularidade das 772 casas do Conjunto Habitacional Novo Horizonte I, II e III para o município. Posteriormente, o documento será entregue às famílias que ocupam os imóveis desde abril de 2021.

O anúncio foi feito pelo prefeito Wladimir Garotinho, em sua rede social, após a formalização do convênio com a CEF, durante a abertura de mais uma edição do programa #BotaPraAndar, realizado pelo Ministério das Cidades, na sede do Sebrae, no Rio de Janeiro. O evento, que acontece até sexta-feira (16) no Edifício AQWA Corporate, conta com a presença do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e representantes de nove municípios do estado do Rio de Janeiro.

Wladimir anunciou, ainda, que será feito um novo conjunto habitacional para que os primeiros beneficiários do Novo Horizonte também possam ser contemplados com uma moradia. “Agradeço ao ministro das Cidades, que esteve aqui conosco, e ao programa #BotaPraAndar, que nos ajudou na assinatura do convênio com a Caixa”.

O Novo Horizonte, situado no km 8 da Avenida Carmem Carneiro, em Guarus, a 2 km do Parque Aeroporto, foi financiado pela CEF, através do programa Minha Casa, Minha Vida, e a obra realizada pela construtora Realiza, que venceu a licitação em 2017. A ocupação ocorreu dias antes da data prevista para a entrega das chaves.

O #BotaPraAndar é uma iniciativa do Ministério das Cidades, em parceria com a CEF, o Banco do Brasil, entes públicos municipais, estaduais e entidades. Trata-se de uma ação coordenada que visa acelerar a retomada e conclusão de obras paralisadas do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), garantindo a entrega de habitações para milhares de famílias brasileiras, reunindo representantes de órgãos públicos, construtoras e entidades parceiras para destravar as obras do MCMV.

Em seu discurso, o ministro Jader Barbalho Filho disse que, somente no Rio de Janeiro, o Governo Federal conseguiu retomar as obras de 5.600 unidades habitacionais que estavam paralisadas. “Estamos aqui hoje para discutir a retomada de mais 1.575 unidades que também estão paradas. Queremos dar uma solução definitiva para esse problema, conforme determinação do presidente Lula”, afirmou o ministro, ressaltando a importância dos novos contratos assinados com o Rio de Janeiro durante o evento.

“Temos a seleção de 1.000 unidades para as entidades, totalizando cerca de 12.500 novas moradias só para o estado do Rio de Janeiro, onde desde 2009 somam 381 mil unidades. Mas não são 381 mil unidades, são 381 mil famílias que puderam realizar o sonho da casa própria. Esse momento é muito oportuno, porque a gente consegue resolver tudo aqui, com a presença da CEF, do Banco do Brasil e das prefeituras”.

Ascom*

Publicidade Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *