Apontado como chefe de duas milícias na Baixada é preso escondido em casa de praia na Região dos Lagos
A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (1º), um homem apontado como chefe de duas milícias que atuam em Nova Iguaçu e Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
Jonathan Francisco Mendes, conhecido como Búfalo, estava escondido em uma casa de praia na Região dos Lagos e foi preso temporariamente por tentativa de homicídio contra dois policiais militares.
De acordo com os investigadores, Jonathan comandava um grupo paramilitar em Belford Roxo e uma narcomilícia em Nova Iguaçu. Segundo a Polícia Civil, os dois grupos atuam em conjunto na venda de drogas e nos roubos de cargas na Baixada.
Ainda de acordo com as investigações, Búfalo era o braço direito de Jefferson Constant Jasminn, conhecido como Magrão ou Deco, que está preso desde 2018 e chefiava a milícia da Grama, em Nova Iguaçu.
A polícia afirma ainda que o grupo age de forma violenta contra moradores e comerciantes da região.
“As investigações para a prisão dele demonstraram que essa milícia cobra valores exorbitantes desses moradores e comerciantes. Contra esse miliciano foi cumprido um mandado de prisão preventiva por tentativa de homicídio contra dois policiais militares. Ele também é investigado por formação de milícia privada, porte ilegal de arma de fogo, homicídios e extorsões”, disse o delegado Mauro César da Silva Júnior, da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense.
G1*