Apoio à produção de farinha de mandioca é tema de reunião no Espaço do Produtor em SFI - Tribuna NF

Apoio à produção de farinha de mandioca é tema de reunião no Espaço do Produtor em SFI

A partir da articulação da Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) de São Francisco de Itabapoana (SFI), diversos órgãos e entidades participaram de uma reunião na manhã desta quarta-feira (23), cujo tema foi o apoio às fazendas produtoras de farinha de mandioca. O deputado federal Paulo Ganime também participou do encontro, que foi realizado no Espaço do Produtor.

Destacando os frutos da parceria com o campus de Cambuci do Instituto Federal Fluminense (IFF), o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, afirmou que o estabelecimento de colaborações como essa facilitam que o suporte chegue até os produtores.

“Com esta visita, vamos evidenciar nossas necessidades e, seguindo o que nos orienta a prefeita Francimara Barbosa Lemos, vamos solicitar o apoio característico e próprio de cada órgão”, afirmou.

O vice-prefeito, Raliston Souza, participou e revelou a honra de SFI contar com a presença de importantes entidades. Para ele, com “o suporte de cada uma, aumentaremos nosso potencial, contribuindo para o crescimento do município”.

O produtor Josué Couto integra a Associação de Produtores e Fabricantes de Farinha Mandioca de Travessão de Barra e relatou a necessidade de realizar adequações. Reconhecendo o apoio da prefeitura, por intermédio da SMA, ele informou que cerca de 5.000 pessoas são beneficiadas economicamente pela produção das 17 fábricas que compõem a associação.

O deputado federal Paulo Ganime parabenizou a municipalidade por conseguir reunir as instituições em prol de projetos importantes para o desenvolvimento da agricultura, considerado por ele um dos setores que compõem o Produto Interno Bruto (PIB) estadual que mais impactam a vida das pessoas.

Após o encontro, que contou ainda com a presença de secretários, assessores e do vereador Renato Roxinho, a comitiva visitou a fábrica de fécula de mandioca, Dona Chica, e as produções de Travessão de Barra. Integravam o grupo o diretor do IFF-Cambuci, Luiz Alberto Hosken, e o coordenador de Extensão da unidade de ensino, professor de Agroecologia Ricardo Pereira. Este último foi responsável pelo projeto de Identificação Geográfica (IG) da farinha de mandioca produzida no município. O cronograma de ações dentro da IG foi tema de uma reunião, que finalizou a agenda.

Participaram ainda pesquisadores e representantes da Embrapa Alimentos, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-RJ) e do Instituto Nacional de Tecnologia.

AscomSFI*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *