24/05/2024
Brasil

Apagão atinge estados do Nordeste, do Norte e do Sudeste

O Ministério de Minas e Energia afirmou que o apagão interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (dia 15). Estados do Sudeste também foram afetados.

“A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível”, afirma a pasta, completando: “O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”.

O ministério reforçou que a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste, e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões, e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

Evento de grande porte, diz Aneel

O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou que o apagão desta manhã foi um “evento de grande porte”:

— Neste momento, estamos tendo um problema de suprimento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O Ministério da Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistemas Elétrico e a Aneel, e também as empresas envolvidas estão neste momento acompanhando e tomando todas as providências para o rápido estabelecimento do sistema. O Ministério de Energia já comunicou às agências e demais agentes que instituirá um grupo para analisar e estudar as causas desse evento, que é um evento de grande porte. Envolve também algumas áreas da região Sudeste e Centro-Oeste.

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *