Animais resgatados encontram novo lar através da feira “Adote um Amigo de 4 Patas”
Encontrar um ambiente seguro para cães e gatos é o principal objetivo da feira de adoção responsável “Adote um Amigo de 4 Patas”, que acontece neste final de semana, em Campos. O evento, que é uma parceria do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) com o Boulevard Shopping, teve início sábado (22) e se estende até este domingo (23), das 14h às 18h. Ao todo, foram disponibilizados para adoção 40 pets, entre filhotes e adultos, mas esse número pode ser ampliado se houver necessidade.
O estudante Gustavo Crespo do Nascimento, de 15 anos, e mãe Marciane Crespo passeavam no shopping quando ficaram sabendo da feira e não perderam tempo em adotar um cãozinho. “A gente ama os animais. Temos dois gatos e, a algum tempo, queríamos um cachorro para crescer junto com os gatos. Já olhamos para ele e nos apaixonamos”, disse o jovem, que inicialmente pensou em chamar o cão de Maylon.
O diretor do CCZ, Luciano Souza, falou sobre a importância da parceria público-privada na promoção do bem-estar animal. “É muito importante o reconhecimento da iniciativa privada em nos apoiar nesse evento. Sem ela talvez não conseguiríamos fazer uma ação nessa proporção, que é importantíssima para a causa animal, tendo em vista que o animal já está inserido na família humana e há um apego emocional muito grande. A gente expondo os animais nessa grande feira, até aquelas pessoas que por ventura não vão adotar, conseguem enxergar toda atenção e cuidados que temos com esses pets e passam a incentivar a adoção e ser um multiplicador desse projeto”, ressaltou. A Adote um Amigo de 4 Patas tem o apoio da Zooloja.
Atualmente, o Canil do CCZ dispõe de 57 animais resgatados das ruas, entre cães e gatos, aptos à adoção. Apesar de os filhotes serem os mais requisitados, a coordenadora do setor, Aline Manhães, explica a importância de também haver adoção dos animais adultos. “A gente precisa até mais que os animais maiores sejam adotados que os filhotes pelo espaço que temos. Adotando os maiores temos a possibilidade de fazer mais resgates nas ruas”.
Os animais disponíveis para adoção passaram por uma triagem veterinária, que inclui vacinação e castração. Essas medidas garantem que os pets estejam saudáveis e prontos para serem adotados de maneira responsável. “Todos os animais acolhidos no CCZ passam por avaliação com veterinário. Fazemos os cuidados e exames básicos, além de vacinação e castração, quando estão na idade para receberem essas intervenções. Também recomendamos que todo animal adotado seja levado à UBS Pet para nova avaliação e acompanhamento clínico. Na UBS a consulta é gratuita e alguns exames também é possível fazer lá”, explica o veterinário, José Leonardo Ramos.
Os interessados em adotar um cão ou um gato devem ter idade mínima de 18 anos e apresentar originais e cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Outra exigência é a assinatura de um termo de responsabilidade, em que o futuro tutor se compromete a cuidar bem do animal.
Durante a feira de adoção, tutores também podem levar animais para se vacinarem contra a raiva. “A gente preconiza a vacina antirrábica a partir dos 4 meses de idade, independente do peso do animal. Isso é muito importante para a prevenção da doença que é muito grave. Importante também dizer que é anual, logo os animais que já foram vacinados, agora devem receber o reforço ano que vem. Para aqueles que ainda não foram vacinados, podem levar no CCZ que lá atende todos os dias da semana”, reforça José Leonardo.
E, quem garantiu a imunização da Nice, uma Poodle de 10 anos, foi a tutora Cristina Ornelas. “Vim ao shopping passear e aproveitei para verificar a adoção e aplicar a dose da antirrábica na minha pequena. Me preocupo muito coma saúde dela”, disse.
Secom*