11/09/2024
Política

Alerj inicia nova pós-graduação voltada à especialização de servidores em gestão orçamentária

O curso é ministrado pela Escola do Legislativo (Elerj).

A pós-graduação em Fiscalização, Controle e Orçamento Público, oferecida pela Escola do Legislativo (Elerj), braço educacional da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), teve sua primeira turma iniciada nesta terça-feira (02/04), na sede do Parlamento. Os 44 servidores da Casa inscritos no curso participaram da aula inaugural da pós, que terá como professores mestres e doutores sobre administração financeira, licitações, contratos, planejamento orçamentário, entre outros temas.

Com o objetivo de capacitar os funcionários da Alerj, a pós é credenciada pelo Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE-RJ) e terá duração de um ano e meio. Esse é o terceiro curso oferecido pelo Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão do Poder Legislativo, que foi criado em 2017 para especializar os servidores de forma gratuita. Nesse período, a Escola já abriu cerca de 10 turmas, oferecendo também as formações em Gestão no Poder Legislativo e em Metodologia do Ensino Superior.

O diretor da Elerj, Reginaldo Mendes, destacou que a pós-graduação conta com um quadro de professores excelente, formado por profissionais atuantes na área. “Penso que não há prática eficiente sem teoria eficiente e a Escola do Legislativo busca fortalecer o ensino. A capacitação dos nossos servidores é e continuará sendo a prioridade”, afirmou Mendes.

Um ano de capacitação

A coordenadora pedagógica da Elerj, Adriana Mota, explicou que os alunos terão um ano de aula com especialistas em gestão orçamentária e controle interno. Já nos últimos meses da pós, os professores irão orientar os servidores para a elaboração de um trabalho de conclusão de curso, totalizando mais de 400 horas de carga horária.

A ideia de criar um curso com esse tema surgiu de uma indicação feita pela ex-deputada Adriana Balthazar. Convidada para participar da abertura da pós, ela elogiou a iniciativa. “A herança fica para a sociedade e para o Poder Legislativo”, disse.

O diretor de Controle Interno da Alerj, Aslan Coelho, também ressaltou que um dos grandes compromissos da atual gestão do Parlamento é o aprimoramento do serviço público: “Como o nosso presidente, deputado Rodrigo Bacellar (União), sempre diz: temos que deixar um legado e o objetivo é proporcionar conhecimento para os funcionários”.

Um dos alunos da turma, Tiago Nascimento, que trabalha no Departamento de Apoio às Comissões Permanentes, contou que essa é a segunda pós-graduação que ele tem a oportunidade de cursar na Elerj. “Essa iniciativa é muito importante, não só pelo aprimoramento técnico que nos proporciona, mas também pela integração dos servidores. Essa união contribui para que o serviço público saia mais fortalecido”, declarou.

Servidora há 20 anos, a advogada Gabriela Naegele afirmou que o curso poderá abrir novos horizontes para quem já lida com as questões orçamentárias. Ela é assessora parlamentar do deputado Luiz Paulo (PSD) e colabora com os trabalhos realizados na Comissão de Orçamento da Alerj: “Eu ajudo na elaboração dos pareceres aos projetos de lei e das emendas às peças orçamentárias e acredito que a pós vai somar ao meu trabalho porque vou poder ampliar meus conhecimentos”.

Ascom*

Publicidade Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *