Ação integrada combate fogo em vegetação entre Santa Clara e Gargaú - Tribuna NF

Ação integrada combate fogo em vegetação entre Santa Clara e Gargaú

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Uma ação conjunta da Guarda Ambiental (GAM) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI), Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi), órgão subordinado à Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), e o Corpo de Bombeiros, apagou fogo em vegetação à margem da rodovia estadual RJ-196, entre Santa Clara e Gargaú. O combate ocorreu na tarde de domingo (7). Ninguém saiu ferido.

“Diariamente, sem exceção, registramos pelo menos uma queimada no município, às vezes duas e até três. Quando a nossa equipe chega ao local da ocorrência, ninguém sabe informar nada sobre a autoria e a gente acaba não encontrando o responsável. Vale ressaltar que este tipo de ação criminosa nada tem a ver com as queimadas de cana-de-açúcar”, esclareceu a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, acrescentando:

“O fogo deste domingo estava muito intenso e atingiu uma vegetação alta e numa área extensa, não sendo possível o combate apenas através dos guardas ambientais com o uso de abafadores e bombas costais. Solicitamos o apoio do Corpo de Bombeiros, e junto com a nossa equipe e o auxílio da Emtransfi, conseguimos apagar as chamas. Agradeço a cessão de uma retroescavadeira do produtor rural Alessandro, que ajudou a retirar um veículo que acabou atolando no local”.

Ação criminosa – Provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental previsto no artigo 41 da lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. A pena varia de dois a quatro anos de prisão, e multa. Em SFI, as denúncias sobre fogo em vegetação podem ser realizadas por intermédio do Canal Verde (22) 98843-8072, sendo que o sigilo do denunciante é garantido.

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *