08/07/2025
Região

Ação conjunta controla queimada próxima a residências em Gargaú

Prefeitura de Campos

Mais uma vez diversos órgãos da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) se mobilizaram em ação conjunta para controlar uma queimada. Na noite dessa quinta-feira (11), a ocorrência foi em Gargaú e contou com um agravante: as chamas se aproximaram de duas residências.

“Um morador da localidade entrou em contato com o encarregado da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Alessandro, que prontamente nos acionou para mobilizarmos os demais órgãos”, relatou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati.

A força-tarefa contou com dez servidores da Secretaria Municipal de Transporte, Guarda Ambiental, Guarda Civil Municipal e Empresa Municipal de Trânsito, além de retroescavadeira e caminhão pipa. As chamas foram controladas após quase uma hora de intenso trabalho.

“Por pouco, o fogo não atingiu duas casas de veranistas. Infelizmente, ações como essa estão se tornando rotineiras. Mais uma vez queremos alertar a população que essa prática é crime e causa danos ao meio ambiente e à saúde humana”, pontuou Soffiati. Ela relembrou que denúncias sobre fogo em vegetação podem ser realizadas por intermédio do Canal Verde (22) 98843-8072. O sigilo do denunciante é garantido.

Outro caso — Na última quarta-feira (10), um morador de Pingo D’Água e outro de Praça João Pessoa foram conduzidos à 147ª Delegacia de Polícia Civil e autuados no artigo 60 da lei 9605/1998, que dispõe sobre crimes ambientais.

Os homens foram abordados pela Guarda Ambiental enquanto colocavam fogo em um canavial, na área central do município. As chamas estavam atingindo a fiação elétrica e um poste, além de algumas labaredas serem lançadas pelo vento na RJ-232, o que prejudicou a visibilidade dos motoristas.

Ascom*

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *