Abordagem eficaz com aparelho decibelímetro para combater poluição sonora
A luta contra a poluição sonora – som acima do permitido – em bares e restaurantes durante à noite e madrugada, é uma batalha constante da Secretaria Municipal de Ordem Pública. E para isso, o órgão adota medida para enfrentá-la de forma mais eficaz. Uma ferramenta vital nesse processo é o aparelho decibelímetro, utilizado pela equipe de agentes e fiscais para medir os níveis de pressão sonora.
O trabalho da Ordem Pública começa com o recebimento de denúncia, que pode ser feita pelo telefone (22) 98168-3645, disponível 24h/dia, durante toda a semana. A partir daí a equipe se desloca para o local e realiza as medições com o auxílio do aparelho, verificando se os níveis de som estão dentro dos limites permitidos pela legislação.
Se constatada violação, o responsável é notificado a comparecer à secretaria, onde recebe orientações sobre como adequar-se às normas vigentes. “Nosso trabalho é garantir que a ordem e o bem-estar da população sejam preservados em todos os momentos”, explica o secretário de Ordem Pública, Maxwell de Araújo.
Além das denúncias formais, a equipe também está atenta aos chamados emergenciais durante à madrugada, agindo prontamente para resolver os problemas e garantir a tranquilidade dos moradores. Com a colaboração da comunidade e o uso responsável do som, é possível construir uma cidade mais harmoniosa e agradável para todos.
ATRIBUIÇÕES
A atuação da Ordem Pública limita-se aos estabelecimentos comerciais. Já questão de som alto em residências, a competência é da Polícia Militar (PM) e, ainda, problemas relacionados a carros de som, à Guarda Civil Municipal (GCM).
Secom*