Vacinação antirrábica para cães e gatos neste domingo em Farol

A raiva é uma doença grave, que pode atingir animais e seres humanos, e tem alta taxa de letalidade. A melhor forma de prevenção é simples: manter cães e gatos vacinados todos os anos. E, pensando nessa prevenção, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará promovendo em Farol de São Tomé, neste domingo (8), uma ação de vacinação para felinos e caninos que não foram vacinados em 2025.
A ação acontecerá na orla da praia, em frente ao Quiosque do Meio Ambiente e CCZ. Ela tem como objetivo proteger a saúde dos nossos pets e, ao mesmo tempo, de toda a população. Podem ser vacinados animais a partir de 4 meses de idade que estejam em boas condições de saúde.
“A vacinação é uma continuidade do Dia D, pois apesar de termos vacinados quase 35 mil animais, sabemos que ainda tem muitos que não foram vacinados. Essa será mais uma oportunidade. A imunização antirrábica tem como objetivo proteger os pets e, consequentemente, os munícipes”, disse o diretor de Vigilância Ambiental e do CCZ, Carlos Morales.
Para serem vacinados, os cães devem ser levados com guia, coleira e, caso o animal seja bravo, com focinheira. Já os gatos podem ser conduzidos em caixas de transporte adequadas ou similares para evitar fugas.
Animais doentes ou em tratamento devem ser avaliados previamente por um médico veterinário antes da vacinação. Outra regra importante para a vacinação é que o animal seja levado por tutor maior de 18 anos.
Secom*


