Crianças dos acolhimentos de Campos celebram Natal e ganham presentes

Reforçando o compromisso com a educação e o acolhimento daqueles que precisam, pelo quarto ano seguido, a primeira-dama Tassiana Oliveira participou do Natal dos Acolhimentos da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), nesta terça-feira (30). O evento, que aconteceu na Vila Olímpica João de Souza, no Parque Esplanada, contou com diversas atrações para cerca de 300 crianças de oito acolhimentos, duas residências inclusivas e do grupo de teatro Gotta, que presta ações sociais junto ao serviço público.
A ação, desenvolvida pela primeira-dama em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania e a FMJI, ocorre desde 2021 e busca celebrar o Natal junto com os assistidos dos acolhimentos e residências inclusivas. Entre as atrações para as crianças, o evento contou com brinquedos infláveis, pula-pula, cachorro-quente, salgadinho, pipoca, algodão-doce, refrigerante, presença do Papai Noel e distribuição de diversos presentes.
“Quando eu pensei nesse evento e o realizei pela primeira vez, foi fruto de um desejo no meu coração, pensando muito nos meus filhos. Trazer esse espírito natalino, que muitas vezes essas crianças não puderam ter, para que elas possam se sentir acolhidas e pertencidas, não tem preço, e é parte fundamental do poder público. E a partir disso, nós planejamos proporcionar também um dia diferente, cheio de brincadeiras, para que todas essas crianças se encontrassem e se divertissem. E com essa sensação de muito amor e carinho, nós conseguimos entregar isso a eles”, afirmou Tassiana.
O ponto alto do evento foi a entrega dos presentes com a presença do Papai Noel, momento em que cada criança recebeu o que escolheu, a partir de uma carta escrita para o “bom velhinho”. “A nossa intenção aqui é trazer um pouco desse clima familiar de casa, onde as crianças pedem o presente que querem ganhar para o Papal Noel, e aí um amigo do governo, ou seja, os secretários, adotam essa cartinha e essa criança, fazendo assim ela receber esse presente”, explicou Grazi Gonçalves, subsecretária adjunta de Assistência.
Ainda segundo Grazi, a importância do evento é o pertencimento e a inclusão dos pequenos. “Essas crianças, que estavam em estado de vulnerabilidade quando chegam aos acolhimentos e residências inclusivas, são institucionalizadas, assim, sendo trazidas para perto da sociedade. Elas, que muitas vezes são abandonadas e deixam de ser valorizadas, em eventos como este conseguem encontrar pertencimento, com brinquedos, entrando em contato com outras crianças e fazendo o que elas gostam”.
Ao todo, foram distribuídos mais de 300 presentes, incluindo também presentes para as sedes, como instrumentos musicais e uma piscina. Durante toda a manhã, a criançada pôde se divertir aproveitando as atrações e socializando. “Eu estou me divertindo bastante, fui em todos os brinquedos. Eu estava esperando muito por esse dia”, declarou uma das crianças presentes no evento.
“Para nós, é sempre um prazer participar de eventos como esse, que são direcionados pelo secretário e pela equipe da primeira-dama. Com eventos assim, você percebe que a criança está realmente pertencendo a esse governo, e que ele tem zelo e cuidado por ela. A primeira-dama é uma pessoa muito presente nos acolhimentos, e as crianças fazem muita questão da presença dela, elas têm essa referência, de querer ela presente nos acolhimentos, de chegar e de falar, de se sentir próximo a ela, e ela, claro, sempre dando esse retorno a eles”, declarou Romilda Santos, gerente do acolhimento Lara.
Secom*


