03/11/2025
Campos

Novo fluxograma do Proapar começa a funcionar e reforça papel da Atenção Básica

saude 1

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesse sábado (1), um novo fluxo de atendimento do Programa de Assistência a Pacientes com Asma e Rinite (Proapar). A mudança tem como objetivo organizar melhor o acesso dos pacientes, fortalecer a atuação da Atenção Básica e garantir um acompanhamento mais adequado para pessoas com doenças respiratórias crônicas.

Com o novo modelo, todo paciente que estiver iniciando o acompanhamento será considerado de primeira consulta e deverá, obrigatoriamente, buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) mais próxima de sua residência. O atendimento poderá ser feito pelo médico de família ou pediatra da unidade.

Durante a consulta, o médico irá preencher um formulário eletrônico, já disponível no sistema SISS, que contém critérios específicos para diagnóstico e avaliação da gravidade da asma e da rinite. A partir dessas informações, o médico decidirá se o paciente continuará sendo acompanhado na própria Atenção Básica ou se será referenciado ao Proapar para atendimento especializado.

Os pacientes encaminhados ao programa passarão por uma triagem com o enfermeiro do Proapar, onde serão avaliados critérios clínicos e administrativos que definem se o paciente será oficialmente inserido no programa ou contrarreferenciado à unidade de origem, para continuidade do acompanhamento local.

De acordo com o enfermeiro do programa, Igor Pena, o novo fluxo representa um avanço importante na integração entre os níveis de atenção à saúde.

“Esse novo fluxo tem o objetivo de organizar melhor o atendimento, garantir o acesso adequado e fortalecer o papel da Atenção Básica no cuidado às pessoas com doenças respiratórias crônicas”, destacou.

Atualmente, o Proapar conta com cerca de 5.300 pacientes cadastrados e realiza, em média, mais de mil atendimentos mensais. O serviço é mantido por uma Equipe Multidisciplinar composta por médicos, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta e equipe administrativa, que atuam de forma integrada para garantir o cuidado contínuo e humanizado aos pacientes.

Secom*

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *