Detran RJ emite alerta sobre sites falsos e tentativas de golpe por e-mail e SMS

O Detran RJ emitiu um alerta aos cidadãos fluminenses sobre sites falsos e tentativas de golpe envolvendo o nome do órgão. Golpistas estão enviando notificações de multas aos usuários por e-mail ou SMS. Segundo o departamento, no entanto, comunicações sobre infração de trânsito são enviadas apenas por carta registrada, para o endereço do usuário cadastrado no sistema.
“Qualquer tentativa de comunicação eletrônica sobre infração de trânsito ou suspensão da CNH é golpe e poderá direcionar os cidadãos para o pagamento indevido de débitos”, informou o Detran RJ.
O órgão acrescentou que o site https://www.detran.rj.gov.br é o único canal oficial para informações aos cidadãos. O usuário pode ainda consultar multas e demais pendências do veículo por meio do Posto Digital, no link https://servicos.detran.rj.gov.br/logincidadao/acesso/login, ou pelo aplicativo do Posto Digital Detran RJ.
Também é importante estar atento aos canais disponíveis para o pagamento de multas, além de taxas de licenciamento e de outros serviços do Detran RJ. Neste caso, o contribuinte deve acessar apenas o site do Bradesco (www.bradesco.com.br), nas abas ‘Produtos e Serviços’, ‘Serviços” e, em seguida, “Pagamentos e Tributos”.
IPVA
No que diz respeito ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o acesso à guia de pagamento — o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj) —, o interessado deve acessar o site da Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-RJ), cujo endereço é https://ipva2025.fazenda.rj.gov.br. É preciso informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
“A Sefaz também alerta os proprietários de veículos contra golpes no pagamento do IPVA. Sites fraudulentos são encontrados na internet, alguns com a identidade visual de endereços oficiais da Secretaria de Fazenda”, declarou o Detran RJ.
A Sefaz-RJ não envia documentos de pagamento ou faz contato por telefone, e-mail, SMS ou aplicativos de mensagem. A recomendação é digitar o endereço do site diretamente no navegador.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 2334-4440. Denúncia podem ser feitas pelo OuveRJ, da Ouvidoria-Geral do Estado do Rio, pelo link https://www.rj.gov.br/ouverj/.
No caso do Detran RJ, é possível entrar em contato com a Ouvidoria do departamento pelo site do Detran.RJ, na aba “Transparência”; pelos telefones (21) 2332-0438 e (21) 2332-0450; ou comparecendo à Avenida Presidente Vargas 817, 8º andar, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.


