Senhas para Mutirão de Atualização do CadÚnico do Parque Eldorado são distribuídas
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania distribuiu, nesta terça-feira (30), as senhas para o atendimento do Mutirão de Atualização do Cadastro Único do Parque Eldorado, que vai acontecer nesta quarta (1º), quinta (2) e sexta-feira (3). Com as credenciais em mãos, as famílias referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Codin e da Praça CEU serão atendidas com hora marcada, a partir das 9h.
Foram distribuídas 800 vagas para os três dias de ação. Para que o atendimento siga dentro da normalidade, o titular do CadÚnico deve comparecer no dia e horário marcados, apresentando a credencial e documentos pessoais, como RG e CPF. De acordo com o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, a distribuição de senhas um dia antes dos atendimentos garante comodidade para as famílias e agilidade no processo de atualização cadastral.
“A distribuição das senhas, que a gente vem adotando há alguns meses, está surtindo efeito positivo. Antes dos atendimentos do mutirão, é reservado um dia para que as famílias sejam credenciadas com pulseiras, com anotações do CPF, RG, além dos dias e horários em que serão atendidas. Assim, as pessoas não precisam dormir nas filas e também não ficam inseguras de não serem atendidas na ação. A distribuição também garante que a pessoa chegue para o dia da atualização cadastral com horário marcado, permitindo que ela termine o processo de forma rápida e eficiente”, explicou.
O atendimento está sendo direcionado às famílias que estão nas seguintes situações: CadÚnico desatualizado há mais de dois anos; BPC bloqueado/cancelado por falta de atualização do CadÚnico; Bolsa Família bloqueado/cancelado também por falta de atualização da base de dados.
A moradora do Parque Eldorado Lia Márcia Porto dos Santos, de 65 anos, marcou o atendimento para esta quarta-feira, às 10h. Com as senhas em mãos e horário marcado, ela elogiou o agendamento. “Amanhã vou chegar aqui só para ser atendida mesmo, porque consegui agilizar a marcação de forma rápida. Eu estou com algumas pendências no meu cadastro, mas já está tudo certo para atualizar”, disse a aposentada.
Ismênia Beatriz Gomes, também do Parque Eldorado, foi agendada para o primeiro horário desta quarta, às 9h. “No horário marcado é bem melhor, porque a gente é atendido e sai mais cedo. Eu achei ótimo, porque todo mundo já está agendado. Foi melhor para todo mundo”, comentou a dona de casa.
“No dia da distribuição das pulseiras, as pessoas já se organizaram para que nos dias de atendimento elas sejam atendidas com hora marcada. E vai ser tranquilo, como aconteceu anteriormente. A atualização é fundamental para que as famílias tenham acesso aos programas e serviços. Com o CadÚnico atualizado, o Governo Federal analisa e verifica se há necessidade de revisão ou bloqueio de benefícios e programas sociais, como Bolsa Família ou BCP. Então, essa ação é de extrema importância para as famílias que estejam com o cadastro desatualizado”, explicou a diretora de Transferência de Renda e Combate à Fome, Kamila Oliveira, que é instrutora do CadÚnico no município.
Somente em 2025 foram realizados sete mutirões de atualização do Cadastro Único em diferentes pontos do município, atendendo mais de 10 mil pessoas. A última edição aconteceu em agosto, para as famílias referenciadas no Cras da Chatuba. Além dos mutirões, a população ainda pode solicitar o atendimento por meio de outras ações, como o Social + Perto. Também existe a opção de atualização por meio de agendamento on-line, procedimento que é aberto sempre ao final de cada mês para atendimento nos Cras.
Secom*