29/09/2025
Política

TRE-RJ vai mudar locais de votação para reduzir influência do crime nas eleições

TSE – Tribunal Superior Eleitoral
Urna eletrônica

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) anunciou que vai alterar o endereço de locais de votação em áreas sob forte influência do crime organizado, como parte de um conjunto de medidas para garantir eleições seguras em 2026. As informações são do jornal O Globo.

A decisão foi tomada após reunião na sexta-feira (26) com autoridades e representantes de inteligência das forças de segurança, realizada na sede do tribunal, no Centro do Rio. Segundo o desembargador Claudio de Mello Tavares, vice-presidente do TRE-RJ, há regiões do estado onde eleitores votam “com medo”, pressionados pelo domínio de facções criminosas.

“Trabalharemos para modificar os locais de votação que enfrentam essa realidade, com a orientação de que o eleitor não vote a mais de 1,5 quilômetro de sua residência”, afirmou.

Além da mudança nos locais de votação, o tribunal também vai adotar mecanismos de cooperação para ampliar o acesso da Justiça Eleitoral a informações sobre candidatos. O objetivo é impedir o registro de candidaturas de pessoas associadas ao crime e evitar a infiltração de criminosos no poder político.

De acordo com o TRE-RJ, a forma como esse cruzamento de informações será feito ainda será definida em novas reuniões nos próximos meses. A preparação já começou com o mapeamento das seções eleitorais consideradas de maior risco de interferência.

Em comunicado oficial, o tribunal afirmou que, com essas medidas, busca garantir que as eleições de 2026 ocorram de forma tranquila, segura e livre de interferências. “Para mudar essa realidade, é preciso impedir que pessoas ligadas a essas práticas ingressem na política”, destacou o TRE-RJ.

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *