17/10/2025
Política

Freixo se filia ao PT e diz que Paes pode ser nome de consenso para eleição no Rio em 2024

102926007 pa rio de janeiro rj 05 05 2023 marcelo freixo filiacao marcelo freixo assina fi Easy Resize.com

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, assinou sua ficha de filiação ao PT, nesta sexta-feira, e prometeu não sair do partido “nunca mais”. O político que disputou o governo do estado do Rio de Janeiro pelo PSB no ano passado — e saiu derrotado — defendeu que a estratégia petista para as eleições em 2024 deve ser formar frentes amplas com outras legendas.

Na capital fluminense, Freixo disse que uma composição com o atual prefeito e seu antigo rival político, Eduardo Paes (PSD), pode ser o melhor caminho para uma aliança petista. Isso, principalmente se a direita lançar uma chapa com um candidato bolsonarista — o senador Flávio Bolsonaro (PL) já vem se colocando como pré-candidato na disputa.

— Eu não tenho dúvida que a gente precisa de uma frente ampla principalmente para a eleição da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Eu acho que o nome do Paes é um nome que pode ser de consenso do campo democrático. Principalmente se do lado de lá vier uma expressão direta da família que afundou o Brasil — afirmou Freixo, em referência ao clã do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Após Paes apoiar a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ano passado, o PT fez uma aliança com o prefeito e conquistou secretarias em sua gestão. Lideranças petistas almejam indicar o vice na futura chapa de Paes, que vai disputar a reeleição.

O evento petista lotou um centro de convenções no Centro do Rio e marcou o retorno de Freixo ao partido ao qual foi filiado durante sua juventude, antes dele fazer carreira pelo PSOL. Participaram da cerimônia dirigentes como a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann; além dos ministros petistas Alexandre Padilha, das Relações Institucionais; Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência; e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário.

Em seu discurso, Freixo fez acenos à militância de esquerda falando em defender o MST diante da tentativa de criminalização do movimento com da CPI na Câmara. Além disso, evocou bandeiras históricas de sua atuação política como o combate à criminalidade no Rio. E, por diversas vezes, fez juras ao PT.

— Volto feliz para o Partido dos Trabalhadores, e daqui não sairei nunca mais. Eu não estou entrando pra ser candidato, estou entrando depois das eleições, para construir um partido, construir um país. E para nunca deixar de lutar pelo Rio de Janeiro — afirmou.

O Globo*

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *