5º Circuito de Arraiás do Farol com apoio da FCJOL no resgate a tradição cultural

Após uma reunião na última quarta-feira (01), a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) definiu, junto a Associação dos Hoteleiros, Comerciantes e Similares (Ashcom), o apoio cultural à realização do tradicional Circuito de Arraiás do Farol de São Tomé que, neste ano, completa cinco edições. A praia – única do município e um dos seus mais expressivos cartões postais – já ganha decoração e em clima de festas juninas, inicia neste sábado (4) o primeiro evento, a partir das 19h, no Xexé. O 5º Circuito de Arraiás vai até dia 30 de julho, com dois meses de muita animação e música, tendo realização da Aschom e apoio da Prefeitura de Campos, por meio da FCJOL e demais órgãos públicos, que já atuam com equipe reforçada desde quinta-feira (2) na praia, dando todo suporte para garantir o sucesso do evento.

O primeiro arraiá da programação elaborado pelos comerciantes terá início no sábado (4), na localidade do Xexé, sendo aberto ao público. A festa acontecerá em frente ao Xexelentos Bar e Restaurante, à Rua Men de Sá, número 5, de propriedade da presidente da Ashcom, Solange Ribeiro, que está otimista para o circuito, depois de dois anos sem acontecer devido à pandemia do Covid-19.

“Estava sentindo falta da nossa tradicional festa, já em seu quinto ano e feliz por poder receber a todos com segurança e tranquilidade em nosso circuito de arraiás, com apresentação de bandas a partir das 19h, com shows gratuitos de artistas locais como Charles Motta, Sabrina Rocha e DJ Frenético. Continuamos seguindo e respeitando as orientações dos órgãos de saúde, com os protocolos necessários para que todos, entre crianças e adultos, se sintam acolhidos e aproveitem esta festa, totalmente familiar e que visa aquecer e beneficiar o comércio de nossa praia de uma forma geral”, disse Solange.

O apoio cultural para a realização do circuito pela Aschom foi firmado na última quarta, na praia do Farol, em reunião com a presença de comerciantes, da presidente da Fundação Cultural, Auxiliadora Freitas, entre outros, acertando os últimos detalhes para movimentar o balneário campista durante os finais de semana de junho e julho.

“Para nós, enquanto órgão de fomento à cultura, é imensamente gratificante fazer parte de um evento de tamanha importância em nossa querida praia. Levar, fomentar e apoiar os fazedores e fazedoras de cultura nos territórios é meta do programa “Culture, Campos com Horizonte!” e que, nesta retomada cultural, estamos – por meio de um edital de quadrilha já publicado no Diário Oficial do Município -, tentando revigorar essas manifestações culturais do povo da nossa terra. Buscamos, com isso, democratizar o acesso à cultura em todos os territórios é muito importante. Descentralizar e é isso que a gente está fazendo, ao atender as demandas da organização do circuito e a determinação do prefeito Wladimir Garotinho, que não medirá esforços para agregar sucesso a esta grandiosa festa popular”, declarou Auxiliadora Freitas.

MANUTENÇÃO NA ILUMINAÇÃO E EQUIPES DE LIMPEZA PÚBLICA REFORÇAM AÇÕES

Desde a manhã desta quinta-feira (2) e nos próximos dias, equipes da subsecretaria municipal de Iluminação Pública seguem agenda de trabalhos na praia do Farol, com reposição e manutenção em postes que registravam problemas no circuito de alimentação, afetando toda uma rede, como em parte da orla, por exemplo, próximo ao Clube Náutico.

Já a subsecretária municipal de Limpeza Pública, Simone Muniz, traçou no final da tarde desta quinta (2) um detalhado cronograma de trabalho na praia e que terá início nas primeiras horas desta sexta-feira (3), com o deslocamento de uma equipe com reforços para atuar nas imediações do Xexé, inicialmente.

“Na ânsia de somar e contribuir para o sucesso do Circuito de Arraiás do Farol, refizemos a planilha de trabalho e estaremos com uma equipe reforçada atuando, inicialmente, nas imediações do Xexé nas primeiras horas desta sexta-feira, atendendo demandas da localidade. Para a próxima semana, iniciaremos as ações em outros pontos da praia, seguindo a programação elaborada pela organização do evento”, pontuou Simone.

PROGRAMAÇÃO

04/06 – XEXELENTOS BAR E RESTAURANTE
Rua: Men de Sá, 05 – Xexé
.
11/06 – POUSADA TÂNEA VIDAL
Avenida Central, 537 – Vila do Sol
.
18/06 – POUSADA E RESTAURANTE CARLITOS
Rua: Barcelos Martins, 21 – Centro do Farol
.
25/06 – BEM TE VI BURGUER
Avenida Olavo Saldanha – anexo a Mansão dos Cubanos, Náutico
.
02/07 – RESTAURANTE E POUSADA PARAÍSO
Avenida Pinheiro Machado, 834 – Rádio Velho
.
09/07 – RUMO NORTE POUSADA
Rua Pescada, 59/63 – Vila do Sol

Fonte: Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.