Wladimir comemora aprovação unânime do PL do Semiárido no Senado
O prefeito Wladimir Garotinho acompanhou, no final da tarde desta terça-feira (15), em Brasília, a votação que aprovou o PL 1.440/2019, incluindo o Norte e o Noroeste Fluminense no mapa do Semiárido. O projeto, de autoria do prefeito quando deputado federal, vai beneficiar agricultores e produtores rurais de 22 municípios das duas regiões do interior do estado do Rio de Janeiro.
“O dia de hoje é um divisor de águas, um dia histórico. A aprovação do projeto de lei que reconhece Campos e região como semiáridos é um passo decisivo para garantir acesso a crédito subsidiado, a políticas públicas adaptadas à nossa realidade e a novas oportunidades para os produtores rurais desses 22 municípios do interior do estado”, destacou o prefeito.
O PL 1.440, em prol da agricultura familiar, é uma bandeira do prefeito Wladimir Garotinho desde seu mandato como deputado federal, visando reconhecer as características climáticas adversas de Campos e municípios vizinhos para criar garantias e benefícios aos produtores rurais.
“Com a aprovação, os agricultores tem a possibilidade de acessar o Benefício Garantia-Safra e outros programas de proteção contra perdas ou comprometimento da produção decorrentes do clima. O projeto foi aprovado por unanimidade. Fizemos história para nossa região e, com crédito, nossas terras serão mais produtivas de agora em diante”, complementou Wladimir, que estava no Senado acompanhado do chefe de Gabinete, Thiago Ferrugem, e do presidente da Câmara Municipal de Campos, Fred Rangel, e outros vereadores.
Os municípios que ganharam a caracterização de semiáridos com o PL 1.440 são Campos dos Goitacazes, Italva, Cardoso Moreira, São João da Barra, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Porciúncula, Natividade, Laje do Muriaé, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Varre-Sai, São José de Ubá, Miracema, Itaocara, Cambuci, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Carapebus, Conceição do Macabu, Macaé e Quissamã.
Secom*