Vice-prefeito Frederico Paes se reúne com representantes do Siprosep
O vice-prefeito Frederico Paes e o secretário de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto, receberam na tarde desta quarta-feira (07) representantes do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos dos Goytacazes(SIPROSEP). Na pauta, ideias e demandas do funcionalismo público.
“Falamos de forma clara sobre as demandas da categoria e tudo que a Prefeitura tem feito para valorizar o servidor, sempre respeitando os limites da gestão pública. Estamos enfrentando alguns desafios externos que têm afetado a arrecadação da cidade, mas seguimos firmes buscando manter o equilíbrio financeiro para garantir salários em dia e bons serviços para a população. Sou uma pessoa prática e acredito que é importante ser direto: dizer sim ou não com responsabilidade é o que ajuda nossa cidade a seguir no caminho do cuidado com as pessoas e do crescimento”, disse o vice-prefeito.
Frederico Paes assumiu a reunião a pedido do prefeito Wladimir Garotinho, que está em compromisso oficial fora da cidade. O secretário de Administração, Fellipe Augusto, informou que a pasta vai preparar um estudo de impacto financeiro para verificar se o município tem capacidade de aplicar ou não o reajuste salarial do IPCA.
“O vice-prefeito Frederico Paes foi muito feliz ao afirmar que a administração pública tem atuado sempre no esforço de valorizar o servidor, como fizemos ao longo dos últimos anos, mas com responsabilidade e segurança, para não assumir compromissos e manter salários em dia. Estamos passando por um período muito complicado de impacto externo na formação de nossas receitas, o que afeta a gestão, e faz com que todos os cuidados do governo tenham que ser redobrados para garantir o bom funcionamento da administração e a garantia de serviços “, ressaltou o secretário.
DIREITOS DOS SERVIDORES – Nos últimos quatro anos importantes medidas foram adotadas para garantir respeito, reconhecimento e melhores condições de trabalho aos servidores. Dentre os principais avanços, estão o reajuste salarial de 10,4% nos vencimentos, após anos de congelamento.
Além dos pagamentos em dia desde 2021, a Prefeitura de Campos vem assegurando aos servidores públicos municipais a garantia dos seus direitos trabalhistas, entre eles o 13º salário em dia (com o retorno da antecipação quatro anos seguidos); Auxílio-Alimentação; pagamento do Auxílio-Funeral férias e rescisões, que estavam em atraso; criação do Estatuto da Guarda Civil Municipal; e adequação dos pisos de várias categorias, além de capacitação profissional e melhores condições de trabalho, com reforma de equipamentos e aquisição de veículos novos.
Tem ainda a criação da Policlínica do Servidor, unidade exclusiva para atendimento médico e multiprofissional; realização de três concursos públicos, após mais de uma década sem grandes concursos; e implantação e atualização do sistema de progressão horizontal (“letrinhas”) do Plano de Cargos e Salários e promoção vertical (titulação acadêmica) que estava congelado.
Secom*
