Tribunal Pleno do TJ-RJ escolhe novos membros do TRE-RJ

Foram escolhidos pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), nesta segunda-feira,13 de outubro, novos membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Na categoria de membro efetivo, classe dos desembargadores, o eleito foi o desembargador Fernando Cerqueira Chagas, com 119 votos (62,6%). A vaga é decorrente do fim do biênio do desembargador Peterson Barroso Simão.
“Quero agradecer a todas e todos que participaram deste momento de eleição e, afetuosamente, aqueles que me honraram com seus votos”, afirmou o desembargador Fernando Cerqueira Chagas, que elogiou ainda a segunda colocada, desembargadora Helda Meireles.
Para membro substituto, classe juiz de Direito, a escolhida foi a juíza Ane Cristine Scheele Santos, com 127 votos (68,6%), em decorrência do término do biênio do juiz Marcello de Sá Baptista.
Listas tríplices
Houve ainda na sessão uma votação para compor lista tríplice para o preenchimento de uma vaga de membro titular do TRE-RJ, classe jurista, em decorrência do fim do biênio da desembargadora eleitoral Kátia Valverde Junqueira. Em primeiro escrutínio, foi escolhido Pedro Henrique Di Masi Palheiro, com 129 votos (31,5%). Em segundo escrutínio, foi escolhida Tathiana de Carvalho Costa, com 137 votos (42,1%). Já em quarto escrutínio, o escolhido foi Eduardo Ribeiro Moreira, com 94 votos (54%).
Também foi composta lista tríplice para o preenchimento de uma vaga de membro substituto do TRE-RJ, classe jurista. Diogo Tebet da Cruz foi escolhido em primeiro escrutínio, com 108 votos (28%). Em segundo escrutínio, a escolhida foi Monica Ziehfuss Hesketh, com 117 votos (41,7%). Depois, por maioria simples, integrou a lista Samara Ohanne Guimarães Vieira, com 86 votos (54,7%). A vaga é decorrente do fim do biênio da desembargadora eleitoral Tathiana de Carvalho Costa.
Regimento interno
Na sessão, foi aprovada ainda uma minuta de resolução para alteração do regimento interno relativa à estrutura, à competência e ao funcionamento dos grupos de câmaras do TJRJ, por 172 votos. Foram registrados também seis votos contrários e outros três brancos/nulos.
Ascom*