24/09/2025
Variedades

Sepe convoca profissionais da rede estadual do Rio de Janeiro a denunciar a farsa da “NOA”

Por assessoria Sepe

O Sepe-RJ convoca os profissionais da rede estadual a participarem da campanha de denúncia sobre a implementação das chamadas “Novas Oportunidades de Aprendizagem” (NOA) por parte da SEEDUC-RJ. Para o sindicato, trata-se de mais uma farsa montada pelo governo do estado para mascarar o fracasso da sua política educacional e a categoria deve denunciar tais práticas no formulário eletrônico criado pelo sindicato em nosso site e que disponibilizamos no link no final deste texto.

O Sepe tem recebido uma série de denúncias a respeito destas NOAs, que estariam sendo implementadas autoritariamente, com cobranças e pressões aos professores para que apliquem infinitas recuperações para os alunos que não atingiram a média nas avaliações e revejam notas após o conselho de classe, desrespeitando os planejamentos escolares e a autonomia docente. Nestes moldes, o processo se distancia de uma preocupação real com a aprendizagem, servindo mais como uma ferramenta de coerção dos docentes em busca de uma manipulação artificial dos índices de aprovação, gerando resultados semelhantes a uma aprovação automática.

Estamos chamando toda a comunidade escolar a denunciar, através deste formulário, como está acontecendo esse processo e como sendo transmitidas as orientações sobre as aplicações das NOAs nas escolas. O Sepe tem uma reunião marcada com o governo para começo de outubro e essas informações são fundamentais para debatermos os danos que tais políticas pedagógicas estão causando ao ambiente escolar.

Não podemos aceitar algo que vai afetar a vida dos profissionais de educação seja feita de forma autoritária, impositiva, sem a participação efetiva da comunidade escolar, ferindo a autonomia dos docentes e sobrecarregando de burocracias educadores já assoberbados com os desafios do ensino na rede pública no contexto atual. Igualmente preocupante é a sobrecarga dos alunos, que perdem parte de seus escassos tempos de aulas, muitas vezes já reduzidos pela aplicação de avaliações externas, com mais avaliações que acabam não contribuindo para melhora real das suas aprendizagens.

A direção do Sepe garante a confidencialidade das informações fornecidas.

Acesse o formulário pelo link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2uEBEb6uGZMxVyL7eAJWdsilxDIFRu_afdmM9LHDe3qzo5A/viewform

Fonte: Assessoria Sepe-RJ

Saiba mais sobre o assunto acessando aqui:

SEEDUC-RJ sobrecarrega professores em tentativa de mascarar os números que comprovam a sua ineficácia, denuncia sindicato

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *