21/02/2026
Campos

Saúde reforça chamamento para a vacinação contra Sarampo e Poliomielite

vacina Easy Resize.com 2

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, está reforçando o chamamento para a vacina tríplice viral (SCR), que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, e para a Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP). Crianças não imunizadas devem receber a primeira dose da tríplice aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses (tetra viral – sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Já a vacina contra a poliomielite é aplicada em crianças com 2 meses – 1ª dose; 4 meses – 2ª dose; 6 meses – 3ª dose; 15 meses (1 ano e 3 meses) – reforço.

SARAMPO – Enquanto a 1ª dose está em torno de 82%, a dose de reforço vem caindo consideravelmente, alcançando apenas 65%. O Brasil recebeu, em 2016, a certificação de país livre da doença. Mas, devido às baixas coberturas vacinais, em 2018 ocorreu a reintrodução do vírus no país. Em Campos, de janeiro deste ano até o momento, foram 1.127 doses aplicadas entre tríplice e tetra viral.

“A vacinação reduz o risco de reintrodução e disseminação do sarampo, doença que, apesar de erradicada, ainda apresenta casos devido à baixa cobertura vacinal. A vacina tríplice viral está disponível em todos os postos de saúde para pessoas de até 59 anos. Portanto, indivíduos com cartão de vacinação desatualizado podem procurar os postos para regularizar a situação”, orientou o coordenador do Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Leonardo Cordeiro.

QUEM TAMBÉM PODE TOMAR

– Pessoas de 5 até 29 anos devem tomar duas doses da vacina com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. A pessoa que comprovar 2 doses da vacina tríplice viral será considerada vacinada;

– Pessoas de 30 a 59 anos de idade devem tomar uma dose da vacina. A pessoa que comprovar 1 dose da tríplice viral será considerada vacinada;

– Trabalhadores da saúde: Devem receber 2 doses de tríplice viral, a depender da situação vacinal encontrada, independentemente da idade. Considerar vacinado o trabalhador da saúde que comprovar 2 doses da tríplice viral.

POLIOMIELITE

Em Campos, o último levantamento aponta que a cobertura acumulada é de 73% (VIP) e 71% (VIP reforço), com 2.030 doses aplicadas, de janeiro deste ano até agora. “Nosso foco é atingir a meta de 95% de vacinação em crianças de até um ano e crianças com um ano de idade. Apesar de a doença, que causa a paralisia infantil, ter sido erradicada, há sérios riscos de reintrodução devido à baixa cobertura vacinal. Portanto, alertamos os pais e responsáveis a levarem seus filhos aos postos de saúde para a vacinação. No município, temos mais de 40 postos e uma central de imunização que funciona diariamente”, informou Leonardo.

Desde novembro de 2024, o esquema primário e o reforço contra a pólio vêm sendo feitos com a vacina Poliomielite 1, 2 e 3 – Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), já que a vacina Poliomielite 1 e 3 (atenuada) – Vacina Oral contra Poliomielite (VOP) – conhecida como “gotinha”, foi retirada de forma definitiva do calendário de rotina da criança.

Secom*

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *