14/08/2025
Campos

Saúde de Campos reforça a convocação para a vacina Rotavírus Humano

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, está reforçando a convocação para a vacina Rotavírus Humano. Crianças não imunizadas devem receber a primeira dose aos dois meses. Já a segunda dose será dada aos quatro meses de idade. Se houver atraso, a primeira dose pode ser aplicada até 11 meses e 29 dias, e a segunda dose até 1 ano, 11 meses e 29 dias. Lembrando que o imunizante teve a faixa etária ampliada em dezembro do ano passado.

A vacina é um imunizante oral de vírus vivo e protege contra formas graves de diarreia causadas pelo rotavírus, que podem levar à desidratação severa e representar um risco significativo para bebês. Segundo o assessor técnico de Imunização, Leonardo Cordeiro, essa atualização visa aumentar a cobertura vacinal e resgatar crianças que perderam a oportunidade de se vacinar anteriormente.

“Essa ampliação é uma grande oportunidade para vacinar bebês prematuros que ficam internados em UTIs, pois antes eles frequentemente perdiam a oportunidade de receber a vacina, já que ela não pode ser aplicada em ambiente hospitalar”, destacou Leonardo, informando que neste ano a cobertura para a vacina rotavírus está em 67,46%.

A vacina contra o rotavírus, assim como outros imunizantes do Calendário Nacional de Imunização, pode ser feita no Centro Municipal de Imunização e Testagem Neonatal e na Clínica da Criança, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. Já nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), a imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. No ato da vacinação é preciso estar portando o documento com foto, CPF ou Cartão do SUS e a Caderneta de Vacinação.

Secom*

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *