Representantes da Faculdade de Medicina visitam novo pronto-socorro e obras do HFM

Na tarde dessa segunda-feira (10), representantes da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) visitaram as novas instalações do Hospital Ferreira Machado (HFM). A visita foi acompanhada pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges, pelo superintendente de Planejamento, Inovação e Infraestrutura da FMS, Gilberto Nunes, e pelo superintendente de Gestão, Orçamento e Processos da FMS, Filipe Mocaiber.
Durante a visita, os representantes da FMC conheceram de perto o novo pronto-socorro da unidade, incluindo todos os consultórios e o moderno setor de politrauma, além das obras do novo centro cirúrgico, localizado no quinto andar, onde serão realizadas as cirurgias eletivas. O grupo também percorreu o Centro de Terapia Intensiva (CTI), onde foi apresentada a estrutura com boxes individualizados, as três ilhas de equipe médica e de enfermagem, além da saída de emergência.
Para o presidente da FMS, Arthur Borges, o momento simboliza o fortalecimento da integração entre a rede pública de saúde e as instituições formadoras de profissionais. “O Ferreira Machado é referência em urgência e emergência em toda a região, e essa visita da Faculdade de Medicina reforça nosso compromisso com o ensino e a formação de novos profissionais de saúde. Queremos que o hospital seja, cada vez mais, um espaço de aprendizado e prática humanizada, sempre em prol do bem-estar do paciente”, destacou Arthur.
Já o vice-diretor da Faculdade de Medicina de Campos, Luís Clovis Parente Soares, destacou o simbolismo da visita e o vínculo histórico entre a instituição e o hospital. “Essa visita é extremamente significativa, porque o Ferreira Machado é a grande referência da urgência e emergência, seja adulta ou infantil. Mais do que nunca, vai se tornar um centro de treinamento profissional para médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, enfim, para toda a equipe multiprofissional. Isso é responsabilidade social e cidadã. Como filho da terra e egresso da turma de 1976 da Faculdade de Medicina de Campos, fico orgulhoso e profundamente emocionado com tudo o que vi aqui hoje e com a perspectiva de excelentes trabalhos que ainda virão”, afirmou Luís Cloves, que completará 50 anos de formado em 2026.
“O novo pronto-socorro e o centro cirúrgico representam um salto de qualidade no atendimento e nas condições de trabalho das equipes. Além disso, são espaços que permitirão à FMC e a outras instituições parceiras formar profissionais dentro de um ambiente moderno”, afirmou o superintendente Gilberto Nunes.
Secom*


