Receita Federal emite alerta contra notícia falsa de que vai notificar adultos que moram com os pais
Circula na internet a falsa informação de que, a partir de janeiro de 2026, a Receita Federal passaria a notificar pessoas adultas que moram com os pais ou em imóveis de parentes. Por conta desse boato, a Receita Federal emitiu um alerta, no fim de semana, de que trata-se de uma mentira.
De acordo com a falsa notícia, a medida atingiria pessoas que moram em casas de terceiros sem contrato formal ou sem declarar o pagamento de aluguel. Seria uma suposta medida relacionada à criação do Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB). Esse novo sistema vai reunir todas as informações sobre imóveis num banco de dados nacional compartilhado por cartórios. Nada tem a ver com cobrança de imposto de quem vive com os pais.
“Têm circulado nas redes sociais fake news, aparentemente impulsionadas por políticos que fazem oposição ao governo, que a Receita Federal irá notificar adultos que moram com os pais a partir de 2026. A mentira tenta relacionar isso, de maneira confusa, com pagamentos de aluguel ou algo nesse sentido. Isso não existe, nem faz o menor sentido”, informou a Receita.
O órgão ainda sugeriu que as pessoas não acreditem em tudo o que leem em redes sociais.
“Não caia em fake news, desconfie de quem mente pra você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação”, concluiu.