Receita Federal abre consulta a lote residual de Imposto de Renda

A Receita Federal abre nesta sexta-feira (dia 20), às 10h, a consulta a mais um lote residual de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Essa nova leva de devoluções vai contemplar 204.824 contribuintes prioritários e não prioritários, com um valor total de R$ 578.974.901,07. Os depósitos serão realizados ao longo do dia 27 de fevereiro.
As restituições desse lote — referente a fevereiro de 2026 — estão distribuídas da seguinte forma:
- Idosos acima de 80 anos: 6.632 restituições
- Cidadãos entre 60 e 79 anos: 39.290 restituições
- Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave: 3.264 restituições
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério: 10.735 restituições
Além disso, 127.585 devoluções serão destinadas àqueles que não têm prioridade legal de recebimento, mas utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optado por receber via Pix.
Ainda de acordo com a Receita Federal, restam 17.318 restituições destinadas a contribuintes não prioritários.
Como consultar
Para saber se está contemplado nesse lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitem uma consulta simplificada para consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar as informações equivocadas no site. A Receita também conta com um aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Pagamento
Os pagamentos só podem ser feitos nas contas bancárias dos titulares. Para aqueles que não conseguirem receber, a Receita oferece a possibilidade de realizar um reagendamento do pagamento pelo Banco do Brasil por meio do site https://www.bb.com.br/irpf ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Ao utilizar esse serviço, o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após isso, deve-se aguardar nova tentativa de pagamento da Receita Federal.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição em um ano, deverá solicitá-la pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal.


