Procon Campos já aplicou quase R$ 10 milhões em multas contra a Enel neste ano
A Enel Distribuição Rio, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Campos, está entre as primeiras empresas com maior número de reclamações feitas na Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Campos). Só neste ano, foram apresentadas mais de 400 queixas, e o jurídico da pasta já aplicou quase R$ 10 milhões em multas contra a empresa.
O secretário municipal do Procon, Carlos Fernando Monteiro, explicou que a Enel não resolve nem 10% das queixas que chegam ao órgão. “A Enel é uma empresa que, aqui em Campos dos Goytacazes, fica disputando o primeiro ou o segundo lugar no número de reclamações junto ao Procon Campos. E o pior é que ela não resolve nem 10% dos problemas que chegam aqui para a gente, enquanto, por exemplo, a Águas do Paraíba, que é outra empresa também que a gente recebe muita reclamação, resolve de 80% a 90%, tem semana que resolve 100% das reclamações”, comentou o secretário.
Além de não resolver os problemas, a concessionária também se recusa a fazer acordos. Até o dia 14 de abril deste ano, o total de multas aplicadas contra a empresa foi de R$ 9.029.519,54. “A Enel se recusa a fazer acordos, parcelamentos, descontos e nos obriga a enviar todas as reclamações para o jurídico. Só este ano, o nosso jurídico já aplicou quase R$ 10 milhões de multa contra a Enel. Mais de 400 reclamações em face da Enel já foram feitas aqui no Procon este ano”, completou Carlos Fernando.
O Procon funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para atendimentos presenciais em sua sede, que fica na Avenida José Alves de Azevedo, 236, no Centro. O órgão também conta com WhatsApp (22 98175-2561) e com o Instagram (@campos .procon) para informações ou denúncias.
Secom*
