28/10/2025
Política

Presidente da Câmara de Itaguaí assume prefeitura de forma interina

Imagem do WhatsApp de 2025 01 01 as 09.04.42 300026c6 860x413 Easy Resize.com

Presidente reeleito da Câmara de Vereadores de Itaguaí, Aroldo de Jesus (PDT) assumiu a prefeitura da cidade de forma interina nesta quarta-feira (1º), até que a Justiça Eleitoral decida se o prefeito eleito em outubro, Dr. Rubão (Podemos), poderá ficar no cargo ou se será convocada uma nova eleição.

Rubão teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que entendeu que ele não poderia concorrer a um terceiro mandato consecutivo.

Isso porque, em 2020, ele assumiu a prefeitura interinamente após o impeachment do então prefeito Carlo Busatto Júnior (Charlinho) e do vice. Em seguida, foi eleito prefeito e seguiu no cargo. O TRE considerou que agora ele seria empossado no cargo pela terceira vez consecutiva, o que é vedado pela legislação.

Apesar dos argumentos de sua defesa, que alegou que Rubão havia assumido o cargo de forma interina e, portanto, sua candidatura não configuraria reeleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do TRE, impedindo sua posse.

O julgamento final sobre o caso ocorrerá no plenário do TSE em 4 de fevereiro de 2025. Enquanto o impasse legal não é resolvido, Aroldo de Jesus, que foi reeleito presidente da câmara municipal, assumirá temporariamente a administração de Itaguaí.

Fonte: Site Tempo Real

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *