Prefeito Wladimir prestigia abertura do 13º Festival de Petiscos de Farol
O prefeito Wladimir Garotinho, a primeira-dama Tassiana Oliveira e demais autoridades abriram oficialmente o 13° Festival de Petiscos do Farol na noite dessa sexta-feira (5), na área da Marinha, com muito sucesso e elogios no novo espaço. No palco, os trabalhos musicais foram abertos com o DJ Gugu.
No festival, são 50 pratos com valor único de R$30,00, cada, reunindo restaurantes e lanchonetes e estabelecimentos da praia.
Para o comerciante João Vitor Ribeiro, que está com o seu restaurante no local, a expectativa do festival é das melhores.
“A expectativa para o Festival de Petiscos é que seja algo maior do que os outros anos, que a gente já faz agora. Por ser na área da Marinha, a nossa expectativa é que também os shows nacionais sejam um grande sucesso, como nos outros anos. Antes, o lugar e a estrutura do festival eram menores, só que agora com essa estrutura maior, a gente espera que tenha mais venda e mais turista pra vir. O torresmo de traíra e empanado de camarão”, destacou.
O presidente da ASHCOM (Associação dos Hoteleiros e Comerciantes de Farol), Arthur Caetano, disse que está feliz com o novo espaço e as parcerias.
“Estou feliz, acho que está bonito o espaço, bem maior e foi planejado para todos. Não poderia deixar de agradecer a quem nos ajudou a fazer essa festa acontecer. Em primeiro lugar, agradecer a todas as secretarias envolvidas, o nosso prefeito pelo empenho, pela ajuda que veio em reunião conosco, juntou-se com a associação e comprometeu-se. O mais importante é o que nós esperávamos de você, Wladimir, e agradecer também nosso deputado estadual Bruno Dauaire que nos ajudou muito, se empenhou demais, conseguiu o show nacional, colocar brita pra gente colocar no chão.”
O prefeito Wladimir Garotinho lembrou dos eventos que acontecem no Farol o ano todo, agradeceu a parceria com a Marinha do Brasil, recordou seus tempos de criança na praia campista e falou da geração de 700 empregos no Festival de Petiscos.
“Quem começou esse festival foi a minha mãe (Rosinha Garotinho) há 13 anos atrás. Farol de São Tomé tem quatro grandes eventos ao longo do ano. Quatro momentos ao longo do ano. Você tem o Verão, o Circuito Junino, o Festival de Inverno, que começou no nosso governo numa parceria com o Sesc, e tem também o Festival de Petisco. Obviamente, tem outras coisas pontuais, mas tem esses quatro grandes eventos durante o ano. E para chegar neste momento aqui, muita gente colaborou. Eu não posso ser injusto. Eu tenho que dar mérito a quem tem mérito. Primeiro, nós estamos dentro da área da Marinha. Então, queria agradecer a Marinha do Brasil por ter nos cedido esse espaço. Dessa vez, no entendimento com a Prefeitura ceder o espaço, como já cede durante o verão, a Prefeitura, obviamente, ofereceu algumas contrapartidas de infraestrutura aqui para dentro para que pudesse realizar o evento. Eu preciso agradecer ao deputado federal Murillo Gouvêa porque o show da dupla Thaeme Tiago está sendo pago pelo Ministério do Turismo, através do deputado federal Murillo Gouvêa. O deputado estadual Bruno Dauaire conseguiu mais dois eventos em parceria com o Governo do Estado e com o Sesc. Então, obrigado Bruno, mande o nosso abraço para Antônio Florêncio, para o governador Cláudio Castro. Nós estamos conseguindo realizar o maior Festival de Petisco da história da minha amada Farol de São Tomé e quando eu falo da minha amada Farol de São Tomé quem aqui é da praia sabe que eu amo mesmo. Muita gente aqui me conhece desde criança. No Festival de Petiscos, são 700 empregos e cerca de R$ 3 milhões de circulação aqui entre os comerciantes na economia do Farol e da Baixada Campista”, declarou o prefeito.
Fernanda Campos, presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), agradeceu o empenho de todos os colegas de governo e destacou que essa edição do Festival de Petiscos será histórico.
“Tenho certeza que essa edição, 13ª edição do Festival de Petiscos, em Farol de São Tomé, vai ser a maior da história do Farol. Ela vai entrar pra história e a gente vai estar com o nosso nome escrito aqui. Quero aqui agradecer a todos os meus colegas”, disse.
Patrícia Cordeiro, secretária municipal de Turismo, lembrou dos 13 anos do Festival de Petiscos, das riquezas naturais e dos valores da população do Farol.
“Eu andei por aqui, eu vi tanta gente querida 13 anos depois. Sempre ouvi a vida inteira que Farol é Farol de todas as estações. Farol tem riquezas aqui que vão além desse mar aberto, que se a gente sair nadando aqui a gente chega lá na China. Mas a gente tem muito mais que isso, a gente tem muita riqueza natural, a gente tem um povo diferenciado, desse jeitinho de fazer a comida, a cachaça e de riquezas que fico muito emocionada também porque eu sou uma apaixonada pela atividade pública e o que eu vi aqui acontecer nesse festival”, comentou.
O presidente da Câmara Campos, Fred Rangel, falou da tradição do Festival de Petiscos do Farol.
“A 13ª edição do Festival de Petiscos do Farol é um evento que já se tornou tradição. Um evento aguardado não só pela população do Farol, mas como por toda Campos e região. É um momento aonde os comerciantes se reúnem, fazem pratos temáticos, expõem as suas especiarias e isso aí é muito bem aceito por toda a população”, pontuou.
A primeira-dama Tassiana Oliveira destacou o grande público na abertura do Festival de Petiscos e o ambiente aconchegante da área da Marinha.
“Na abertura, a gente começa a ver esse movimento grandioso aqui. A população toda já aproveitando. E para a região, é maravilhoso o Farol, principalmente nesse período em as pessoas ficam um pouco afastadas pelo clima. Todo mundo está na cidade, quando a gente traz um movimento com êxito como um Festival de Petiscos, a gente vê a população apreciando, se divertindo com o ambiente. Foi muito desejado há muito tempo uma solicitação feita para Wladimir e Wladimir atendeu e conseguiu trazer aqui para a Marinha toda a estrutura do Festival de Petiscos. Eu acho que todo mundo que tiver a oportunidade de vir aqui prestigiar, vai ver um ambiente muito agradável, muito familiar. Eu acho que agrada a todo mundo, tanto aquele pessoal mais jovem que gosta de divertir, mas também os pais daquela melhor idade porque tem ambientes para todo mundo ficar bem aconchegante, onde vai encontrar a música, vai ter eventos, shows nacionais, shows locais, bastante comida deliciosa e muita diversão”, disse.
O secretário de Estado de Habitação e deputado estadual licenciado, Bruno Dauaire, falou sobre as parcerias que buscou com o Governo do Estado e com o Sesc para atrações nacionais no Festival de Petiscos.
“Uma alegria muito grande poder estar aqui hoje no maior Festival de Petiscos da história, o dia da contribuição aqui na articulação junto ao Sesc para trazer o Tony Garrido, na articulação junto à Funarj para trazer o Tiago Martins e a gente estabelece aqui como secretário de Estado de Habitação numa expectativa de mais uma edição do Festival de Petiscos que movimenta aqui a economia do Farol e também de Campos. E a gente estabelece aqui um outro parâmetro para o ano que vem, a gente está ainda mais organizado para a gente poder fazer ainda mais para esse grande festival”, afirmou.
Estiveram ainda presentes, os vereadores Dudu Azevedo, Beto Abençoado e Cabo Alonsimar; a superintendente de Limpeza Pública, Simone Muniz; o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Rodrigo Ibiapina; o comandante da Guarda Municipal, Wellington Levino, entre outras autoridades.
A programação dessa sexta-feira (5) foi encerrada com a banda de Rock Quatro Ponto Zero, tocando os sucessos dos anos 80 e 90.
PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL CONTINUA NESTE SÁBADO
Neste sábado (6), véspera de feriado nacional da Independência, a programação continua no Festival de Petiscos do Farol. A cantora Jessica Luar sobe ao palco, às 14h, Valéria de Sá, às 18h, a atração nacional Thaeme e Thiago se apresenta no palco oficial, às 21h, e Mateus Ramos, às 23h.
O 13° Festival de Petiscos é realizado pela Associação de Hoteleiros e Comerciantes de Farol de São Tomé (ASHCOM) com apoio da Prefeitura de Campos, por meio de várias secretarias e parceria com a Funarj e Sesc. O Festival de Petiscos do Farol acontece nos dias 5, 6 e 7 e 12, 13 e 14 de setembro, na área da Marinha.
Secom*