Prefeito Wladimir entrega Policlínica da Penha e anuncia inaugurações e expansão de creche
O governo Wladimir Garotinho e Frederico Paes avançou na assistência à saúde da população com a reinauguração da Policlínica da Penha, que foi reformada e ampliada. A solenidade, realizada nessa segunda-feira (8), contou com a presença do prefeito e da primeira-dama Tassiana Oliveira. As obras ocorreram entre 2024 e 2025, sem interromper o atendimento aos munícipes. O espaço foi modernizado e elogiado por todos os presentes. Na oportunidade, o prefeito anunciou também inaugurações semanais de novas obras e um aumento de 36% no salário dos auxiliares de secretaria, com o Projeto de Lei já enviado à Câmara.
“Esta é uma unidade de saúde mista, que abriga a Unidade Básica de Saúde e uma Policlínica com especialidades. Mais uma vez, peço atenção e carinho dos servidores no acolhimento e atendimento à população. Hoje, estamos entregando essa unidade, mas já fizemos inúmeras melhorias aqui no bairro, como a troca de luminárias por LED, que está sendo implementada em toda a região da Penha, com mais de duas mil luminárias sendo substituídas”, disse Wladimir, informando que serão realizadas inaugurações de obras e reformas toda semana até o final do ano, incluindo ampliação de creches e reformas de unidades de saúde.
O prefeito também ressaltou o compromisso de sua gestão com o trabalho e a entrega de resultados, mesmo diante das dificuldades e críticas. “A gente não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas de uma coisa vocês podem ter certeza, o nosso objetivo é continuar avançando”, enfatizou Wladimir, anunciando a expansão de uma creche na Penha, que atenderá mais de 400 crianças e famílias.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, expressou a importância da reabertura de mais uma unidade de saúde para a população. “O nosso maior objetivo é melhorar a vida das pessoas, reestruturando as unidades existentes e implementando novos protocolos de atendimento e acolhimento. Aqui, nesta unidade, são feitos mais de 70 mil atendimentos anuais. A unidade também conta com um Centro de Reabilitação, e isso só mostra a potência em assistência à saúde que é a Policlínica da Penha”, reforçou.
A encarregada da unidade, Iara Nogueira Monteiro, disse que a Policlínica irá oferecer mais médicos e especialistas para a população da Penha e bairros vizinhos. “Esse é um grande avanço para os moradores, que agora contam com um atendimento mais completo e gratificante”.
Moradora local, a enfermeira Neiva Machado, de 42 anos, falou que a Policlínica da Penha trará mais consultas e exames para a população. “Quero agradecer ao prefeito Wladimir Garotinho por essa iniciativa, pois a unidade é um ganho tremendo para todos nós”, comemorou.
Também participaram da solenidade os vereadores Dr. Maninho; Sub. Jackson; Silvinho Martins; Juninho Virgílio; Marcione da Farmácia; Bruno Pezão; Marquinhos do Transporte, entre outros.
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO — A Policlínica da Penha oferece uma série de atendimentos especializados. Por meio de agendamento realizado pela Subsecretaria de Regulação em Saúde, a população tem acesso a consultas em cardiologia pediátrica, alergia e imunologia, cabeça e pescoço, dermatologia, fonoaudiologia, nutrição, ortopedia e traumatologia, psicologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia e urologia. Além disso, a unidade conta com um corpo clínico formado por dois endocrinologistas, dois ginecologistas, dois pediatras, dois obstetras, dois cardiologistas, um especialista em cabeça e pescoço, um cardiopediatra, um alergista, um otorrino, dois clínicos gerais e um dermatologista, distribuídos em seis consultórios médicos.
A própria unidade também realiza marcações para serviços em pré-natal, ginecologia, fonoaudiologia, acompanhamento de pacientes com hipertensão arterial e diabetes, odontologia, fisioterapia, clínica médica e psicologia.
Secom*