Prefeito Wladimir defende derrubada de veto ao projeto do semiárido na região
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, participou de uma reunião nesta sexta-feira (15) com outros políticos e entidades da região sobre o veto presidencial ao Projeto de Lei 1.440/2-2019, que reclassifica o clima das regiões Norte e Noroeste Fluminense como semiárido. Autor do projeto enquanto deputado federal, Wladimir defende a derrubada do veto.
“Talvez falte ao presidente da República conhecimento da nossa região. E eu queria, André, Daniela e Murilo, que vocês pedissem ao presidente para vir aqui. Talvez ele vindo aqui, pisando aqui, conversando com os prefeitos, vivendo a nossa dor, conversando com produtores, ele possa, não sei se dá tempo, rever o veto ou possa orientar o governo a derrubar o veto. É óbvio que a realidade de Macaé não é a mesma de Varre-Sai, mas uma coisa eu quero deixar claro: não vão nos dividir”, declarou Wladimir.
O prefeito ainda destacou que o projeto de sua autoria só pedia a alteração da classificação climática. “Eu retirei a entrada na Sudene. Eu só pedi a alteração da classificação climática mais nada. Eu não pedi entrada na Sudene, exatamente para não ter a barreira dos deputados que são atendidos pela Sudene de vetar o projeto”, afirmou.
Wladimir defendeu a resolução do problema. Não queremos embate com ninguém. Nós queremos resolver o problema. O que a gente pede aqui é que o governo possa rever sua posição. Os benefícios de alteração da classificação climática são imensos, não é só no agro”, comentou.
A reunião foi organizada pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e aconteceu na sede da Emater-Rio, em Italva. Também participaram da reunião o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, Almy Junior, e o assessor especial de Relações Institucionais do Gabinete do Prefeito, Mauro Silva, além de políticos da região, do senador Carlos Portinho e do secretário nacional de Assuntos Parlamentares, André Ceciliano.
Conhecido como PL do Semiárido, o projeto de lei 1.440/2019 foi aprovado por unanimidade no Senado Federal, além de ter passado pelas comissões. O texto prevê a inclusão dos 22 municípios do Norte e Noroeste Fluminense na classificação de clima semiárido. O objetivo da proposta é dar condições mais apropriadas ao desenvolvimento da agropecuária aos municípios da região, que padecem com a distribuição de chuvas cada vez mais irregulares. No entanto, o projeto foi vetado integralmente no dia 8 de agosto. Cabe agora ao Congresso Nacional analisar se mantém ou não o veto.
Secom*