Prefeito do Rio de Janeiro dá posse a 14 novos secretários
O prefeito Eduardo Paes deu posse a 12 secretários do poder municipal carioca na manhã desta sexta-feira (3), em uma cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
Paes discursou sobre a importância de ter vários partidos na base de seu governo, e sobre a importância da atividade política para a sociedade.
“Esse momento que a gente viveu foi o primeiro risco real de grupos que estavam no poder e tentaram romper com as instituições do país. Isso é consequência de um processo de contestação e vulgarização da atividade política”, disse o prefeito.
Paes disse que nunca viu um nível de miséria tão grande no Brasil quanto nos últimos anos.
“Hoje a gente convive com problemas que em oito anos aqui não convivi”, afirmou.
Entre as mudanças, Adilson Pires (PT-RJ), que foi vice-prefeito do Rio de Janeiro no período entre 2013 e 2016, assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social. Ele afirmou, em seu discurso, que a cidade vive um momento diferente em relação aos dois mandatos anteriores de Paes.
“Vivemos um desafio maior do que nas vezes anteriores”, disse Adilson.
Ele falou sobre os novos desafios.
“A minha pasta é central para o governo federal, é uma quantidade enorme de pessoas morando na rua. Nosso desafio é encontrar meios, formas, parcerias, para fazer o melhor trabalho que pudermos para trazer dignidade para o cidadão carioca”, afirmou.
O retorno de Marcelo Calero (PSD-RJ) à Secretaria Municipal de Cultura também foi oficializado. Ele entra no lugar de Marcus Faustini. Em 2015, ele ocupou a pasta na qual voltou a ser nomeado.
Calero é deputado federal e ex-ministro da Cultura. Ele também é diplomata e ocupou a Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública da gestão de Eduardo Paes por dois anos.
Confira a lista dos novos secretários:
- Adilson Pires: Assistência Social
- Tainá de Paula: Meio Ambiente e Clima
- Tatiana Roque: Ciência e Tecnologia
- Éverton Gomes: Trabalho e Renda
- Daniela Maia: Turismo
- Marcelo Calero: Cultura
- Eduardo Cavaliere: Casa Civil
- Júlio Arthur Vilas Boas: Parques e Jardins
- Daniela Santa Cruz: Cidade das Artes
- Guilherme Schleder: Esportes
- Tony Chalita: Transformação digital e Integridade Pública
- Marco Aurélio Regalo: Conservação
- Patrick Corrêa- Habitação
- Diego Zeidan- Desenvolvimento Econômico Solidário
G1*
