Prédios municipais de Campos têm a luz cortada por falta de pagamento
Dez prédios municipais de Campos dos Goytacazes tiveram a luz cortada pela Enel na última quarta-feira (27), por falta de pagamento. Entre eles, o Museu de Campos e o Teatro Trianon. Essa não é a primeira vez que isso acontece neste ano. Em fevereiro, 14 prédios tiveram a luz cortada, também por falta de pagamento.
Em nota, a Enel confirmou o corte de energia nas unidades em função de débitos da administração municipal. A concessionária ainda informou que está em negociação com a Prefeitura e que já restabeleceu o fornecimento de energia em quatro dos dez prédios cortados.
“A empresa segue em contato com a administração da cidade, para negociação da dívida. A enel reforça, ainda, que o corte foi precedido de notificação, cumprindo a resolução nº 414/2010 da agência reguladora do setor elétrico (Aneel), e ocorreu em unidades que não prestam serviços essenciais”.
A Prefeitura de Campos afirmou, em nota, que os pagamentos já foram realizados à concessionária de energia, pois estavam no planejamento do município.
Com relação a cortes em alguns prédios, o município disse que “vai adotar medidas judiciais cabíveis porque entende que no atual momento de pandemia não há condições de cortes, já que atentam contra o interesse público”.
Em março deste ano, um levantamento feito pela Inter TV apontou que as dívidas do município com a concessionária de energia chegavam a mais R$ 2,1 milhões. Além dos prédios administrativos, 55 escolas municipais e 25 unidades de saúde estavam com contas de energia com pagamentos atrasados.
Na época, a Enel informou que o município negociou a dívida, que os cortes no fornecimento não eram feitos antes dos órgãos serem notificados e que dois meses de atraso, que motivaram o corte da luz nos 14 prédios municipais, já haviam sido quitados.
