20/05/2025
Campos

Polo do Café do Trabalhador é inaugurado em praça central de Goitacazes

Prefeitura de Campos

Moradores de Goitacazes e bairros vizinhos serão atendidos, a partir de agora, com um polo do Café do Trabalhador na Praça São Gonçalo. A inauguração aconteceu na manhã desta terça-feira (20). O programa, que foi inaugurado pelo prefeito Wladimir Garotinho em 2021, oferece café da manhã a milhares de trabalhadores, das 7h às 09h, sempre de segunda a sexta-feira.

A população marcou presença neste primeiro dia de funcionamento. A abertura do Café do Trabalhador de Goitacazes contou também com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; da subsecretária Grazielle Gonçalves; do vereador Kassiano Tavares; além das equipes da SMDSH.

A instalação do polo do serviço em Goitacazes substitui a antiga unidade que funcionava nos mesmos moldes na Rodoviária Roberto Silveira, no Centro. De acordo com o secretário Rodrigo Carvalho, a medida faz parte do processo de descentralização dos serviços da SMDHS.

“A Política de Assistência Social também preza pela descentralização e redistribuição dos serviços, oferecendo ainda mais atendimentos à população que reside em locais mais distantes da região central. Mesmo com essa mudança, a população do Centro não ficará desassistida, porque o café da manhã continuará agora, por intermédio do Restaurante do Povo, na Praça da República. Estamos muito felizes em poder entregar essa unidade, que foi pensada e montada com carinho para atender aos nossos trabalhadores de Goitacazes e região. É fazer com que a assistência chegue perto das pessoas onde elas residam”, explicou o secretário.

O Café do Trabalhador oferta cerca de 500 kits de segunda a sexta-feira, com café comum ou com leite, pão e fruta. O objetivo principal da oferta do café da manhã é garantir a segurança alimentar dos munícipes que circulam por esses locais a caminho do trabalho, mas na correria ou por falta de recursos não conseguem realizar a refeição, que é uma das mais importantes do dia. O Café do Trabalhador ainda tem outra unidade em funcionamento na Pracinha do Amarelinho, em Guarus.

A dona de casa Lucélia Gomes, que é moradora de Tócos, passava pela Praça São Gonçalo quando o Café do Trabalhador foi inaugurado. Ela aprovou a instalação da unidade. “Muito bom, porque tem muitas pessoas que necessitam, né? Quantos por aí não têm um cafezinho para tomar de manhã. Isso vai ajudar muito a população, principalmente de Goitacazes, porque a gente sabe que tem muitas pessoas que estão na rua. Que essa iniciativa possa se expandir para vários outros bairros. Seria muito bom”, disse.

“Muita gente sai para trabalhar em jejum, porque não têm condições de ter um café da manhã em casa todos os dias. Eu vim comprar uma água e já cheguei aqui e encontrei um cafezinho para fortalecer. Muito bom”, contou a moradora Alcinéia Reis.

Secom*

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *