Plataforma do governo chega a mil órgãos públicos cadastrados para contratação de MEIs. Confira como se cadastrar

O Contrata+Brasil atingiu a marca de mil órgãos públicos cadastrados, sendo 396 federais, 64 estaduais e 540 municipais. Lançada em fevereiro deste ano, a plataforma do governo federal conecta microempreendedores individuais (MEIs) a serviços de reparos e manutenção solicitados por órgãos públicos de diferentes esferas.
Na prática, o órgão descreve a necessidade, o fornecedor vê a oportunidade e envia o orçamento. Para o gestor, o processo é semelhante ao que ele já conhece: fazer uma demanda, receber propostas, selecionar, formalizar, executar e pagar. A diferença é que, no Contrata+Brasil, essas etapas são padronizadas e mais curtas, uma vez que os editais de credenciamento já estão inseridos no sistema.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), atualmente, mais de 6.200 MEIs estão credenciados, e 2.700 oportunidades de negócios já foram lançadas na plataforma. Em oito meses, a ferramenta movimentou R$ 6,8 milhões em pequenas contratações de serviços de manutenção em todo o país.
O pagamento por cada demanda de serviço de pequenos reparos não pode ultrapassar R$ 12.545,11, informou o MGI. A média, até o momento, é de R$ 5.300 mil por trabalho concluído.
— O Contrata+Brasil mostra que é possível inovar nas contratações públicas, tornando os processos mais simples, ágeis e transparentes, além de fortalecer a economia das próprias cidades. Cada nova adesão representa um órgão que ganha mais eficiência e, a cada nova demanda lançada, um pequeno fornecedor que pode conquistar mais oportunidade de trabalho para melhorar a sua renda — diz Roberto Pojo, secretário de Gestão e Inovação do MGI.
Ainda de acordo com o MGI, a plataforma será ampliada para além dos serviços de manutenção e pequenos reparos realizados por MEIs, com a entrada gradual de novas categorias de fornecimento e outros perfis de fornecedores.
Como se cadastrar na plataforma
- Acesse a página da plataforma contratamaisbrasil.sistema.gov.br/oportunidades/
- Faça login com a conta Gov.br. Todos os níveis (ouro, prata e bronze) são aceitos;
- No menu superior esquerdo, clique em “Minhas Empresas”;
- Digite o CNPJ;
- Se já tiver cadastro no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), os dados serão preenchidos automaticamente;
- Se não tiver, aparecerá a mensagem “O CNPJ não está cadastrado no Sicaf” com o link para se inscrever;
- Informe um número de WhatsApp válido para receber alertas de oportunidades;
- No campo Serviços, selecione os tipos de trabalho que sua empresa realiza;
- Clique em “Inscrever empresa”;
- Concluída a inscrição, o MEI pode enviar propostas para as oportunidades disponíveis no município e na sua categoria de serviço.