07/05/2025
Campos

Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas

“Estou me sentindo no primeiro mundo. O ônibus é confortável, com ar condicionado e com segurança. Tenho filho com deficiência e também tenho dificuldade em subir escada e, quando vi a grade de segurança e a rampa de acessibilidade, fiquei maravilhada. Se não bastasse toda tecnologia, ainda temos segurança. Que nosso povo possa dar valor e conservar. Parabéns aos envolvidos”, disse Márcia Regina Sarney, que aprovou o novo ônibus 100% elétrico que iniciou o período de testes operacionais nesta terça-feira (6), sem cobrança de passagens.

Lucian Soares, que mora no Novo Jockey, levou a avó Edna para andar no ônibus.

“Já andei em um ônibus desse em Madri, na Espanha, e não imaginei que fosse ter essa oportunidade em minha cidade. Isso é muito mais que modernidade; é sustentabilidade. Um ônibus moderno desse, aqui, em Campos, é um avanço muito grande. Tem até entrada USB”, contou.

A avó de Lucian, Edna dos Santos, lembrou dos ônibus antigos que ela pegava quando jovem.

“Antes não tinha o conforto que temos hoje, era muito barulhento e ainda tinha uma fumaça horrível que soltava. Quando meu neto viajou para o exterior, ele contou que havia andado no ônibus elétrico, então, hoje, ele me trouxe para ter essa experiência. Tomara que dê tudo certo e a gente tenha outros ônibus como este em breve”.

Um cronograma foi feito pelo Instituto Municipal Trânsito e Transporte (IMTT) com a rota a ser cumprida até a próxima sexta-feira (09) e as respectivas linhas e horários de circulação do ônibus elétrico. Um novo cronograma vai ser divulgado toda semana pelo órgão.

O ônibus, cedido pela empresa paulista TEVX Higer em regime de comodato, vai permanecer na cidade por pelo menos 30 dias. Durante o período de experiência, serão verificadas questões quanto ao carregamento, durabilidade, autonomia do veículo, quilômetros que podem rodar, equipamentos e funcionalidade em geral.

O veículo conta com piso baixo e um sistema de “ajoelhamento” da suspensão, que facilita embarque e desembarque de passageiros, inclusive das pessoas com mobilidade reduzida. O modelo possui rampa de acesso na porta e corredores amplos. Sua autonomia média é de 270 km, número que pode ser ampliado de acordo com a utilização adequada. O ônibus é equipado com ar-condicionado ecológico e sistema de tecnologia, como carregadores USB, Wi-Fi e painéis informativos em tempo real.

CONFIRA AS ROTAS DEFINIDAS ATÉ SEXTA-FEIRA

QUARTA-FEIRA (7/5):
10:00 – 12:00 – Rota 2: Centro x Nova Brasília (2 viagens)
14:00 – 16:00 – Rota 2: Centro x Nova Brasília (2 viagens)

QUINTA-FEIRA (8/5):
10:00 – 12:00 – Rota 3: Centro x Parque Guarus (Via Lebret) (2 viagens)
14:00 – 16:00 Rota 3 Centro x Parque Guarus (Via Lebret) (2 viagens)

SEXTA-FEIRA (9/5):
10:00 – 12:00 Rota 4 Centro x Penha (2 viagens)
14:00 – 16:00 Rota 4 Centro x Penha (2 viagens)

Secom*

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *