Novo pronto-socorro do HFM com fluxos de atendimentos separados

O Hospital Ferreira Machado (HFM) está prestes a inaugurar um novo pronto-socorro, e com ele, uma importante reorganização no fluxo de atendimento. A modernização do espaço traz não apenas mais conforto e estrutura, mas também uma nova forma de entrada e encaminhamento dos pacientes, garantindo mais agilidade e eficiência nos atendimentos de urgência e emergência.
A partir da inauguração, o hospital passará a funcionar com portarias separadas para diferentes tipos de atendimento. O acesso principal, pela Rua Rocha Leão, voltará a ser utilizado, desta vez voltado para pacientes de menor gravidade, aqueles que chegam para consultas rápidas, medicações e procedimentos. Esses pacientes passarão pela triagem, acolhimento e, após o atendimento, serão medicados e liberados ou encaminhados para internação, se necessário.
Já a nova entrada pela XV de Novembro, destinada às ambulâncias e aos casos mais graves, será o ponto de acesso para os pacientes que necessitam de internação. Dali, eles terão entrada direta para o interior do hospital, onde ficam localizadas as unidades de internação, como a Unidade de Pacientes Graves (UPG), Unidade Intermediária (UI), Unidades de Curta Permanência e enfermarias.
O diretor clínico do HFM, Hugo Calomeni, explica que a mudança foi planejada para tornar o fluxo mais seguro e funcional. “Com o novo pronto-socorro, conseguimos separar os fluxos de pacientes. Os casos mais leves serão atendidos por uma entrada diferente, enquanto os pacientes graves terão um acesso exclusivo, com estrutura adequada para politrauma, sala de reanimação e leitos modernos. Essa divisão melhora a logística, reduz o tempo de espera e organiza o atendimento de forma mais eficiente”, afirmou.
Outra informação importante é que o acesso à emergência pediátrica continuará o mesmo, pela Avenida XV de Novembro, sem nenhuma alteração no atendimento das crianças.
Secom*


