No Rio, previsão de chuva excepcional deve atingir Região Serrana com mais força, diz meteorologista
Após o alerta de previsão de chuva excepcional no Rio de Janeiro, que deve começar a partir desta quinta-feira, com risco de alagamentos e fortes rajadas de vento, meteorologista do ClimaTempo explica que a chuva, decorrente do deslocamento de uma frente fria, atingirá com maior intensidade a parte sul da Região Serrana do estado e, em seguida, trechos ao norte da capital fluminense. A previsão é de que o acumulado de chuva entre sexta-feira e domingo supere a média normal para todo o mês de abril.
De acordo com o ClimaTempo, uma frente fria se aproxima do estado do Rio e deve provocar mudanças bruscas, com chuva contínua e potencial de enchentes, enxurradas e alagamentos. O risco de deslizamentos de barreiras também não é descartado. Além disso, as fortes rajadas de vento podem provocar quedas de árvores e de estruturas metálicas.
Segundo o meteorologista Guilherme Borges, do ClimaTempo, as áreas mais afetadas serão a parte sul da Serra Fluminense, como os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, indicados em azul no mapa feito pelo órgão, onde os acumulados de chuva devem variar entre 250 mm e 350 mm. Em seguida, a capital, especialmente a faixa norte, que inclui cidades como Campos dos Goytacazes, São Fidélis e Macaé, destacada em roxo no mapa, deve registrar acumulados entre 150 mm e 250 mm de chuva entre sexta-feira e domingo
Já na faixa sudoeste do estado, que faz divisa com Minas Gerais e São Paulo, os acumulados de chuva devem ser menores, mas ainda elevados, variando entre 100 mm e 150 mm ao longo dos próximos dias no Rio
— Há alto risco para alagamento, as enxurradas, os transbordamentos de rios e até de deslizamento de encostas — disse o especialista.
Queda de temperatura
Outro ponto de destaque para os próximos dias no Rio são as temperaturas, que devem diminuir. Segundo o meteorologista, o estado sairá de temperaturas como a da última quarta-feira, com máxima de 34°, para 24º neste domingo.
— É uma queda de quase 10 graus na temperatura. A máxima será de 36° na quinta-feira e, depois, essa massa fria avançará, fazendo com que a noite de sexta-feira feche com 23º, a de sábado com 21º e o domingo com apenas 24º — revela Guilherme Borges.
O Centro de Operações Rio (COR) destacou que a previsão é de que na quinta-feira haja pancadas de chuva no período da tarde, que podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento moderadas a fortes. A temperatura deve variar entre 38°C e 23°C.
Entre sexta-feira e sábado, a previsão é de chuva generalizada na cidade, iniciando na tarde de sexta-feira, com intensidade de moderada a forte, podendo atingir níveis muito fortes, também acompanhada de raios e rajadas de vento moderadas a fortes. No domingo, a previsão é de chuva fraca a moderada ao longo do dia. O céu deve permanecer nublado a encoberto, com ventos moderados.
Por mais que a chuva comece na quinta, as temperaturas, segundo o COR, só devem cair a partir de sexta-feira, variando entre 29°C e 21°C. No sábado, o declínio será mais acentuado, com a máxima prevista de 25°C e a mínima de 18°C.
Ventos mais intensos
Os ventos também ficarão intensos. O ClimaTempo prevê que, na sexta-feira, as fortes rajadas acontecerão durante os temporais, com rajadas previstas de 60 a 80 km/h. No sábado, venta ao longo de todo o dia com algumas rajadas alcançando de 50 a 70 km/h. Há condições para quebra de galhos, queda de árvores e estruturas metálicas.
O órgão também ressalta que o mar ficará agitado, com ondas que podem alcançar os 3 metros de altura durante o sábado e domingo.
A Climatempo afirma que uma equipe preparada para o plano de contingência vai monitorar a frente fria com atualizações diárias de volume de chuva no site e nas demais plataformas de comunicação. Segundo o órgão, a virada do tempo pode provocar eventos que se assemelham a outros que aconteceram em Petrópolis, Teresópolis, Angra dos Reis e Paraty nos últimos anos.
Fonte: Extra
