08/10/2025
Campos

MPRJ apura irregularidades no transporte alternativo e pede fiscalizações em Campos

A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Campos dos Goytacazes instaurou o Inquérito Civil nº 005/2025 para apurar denúncias de supostas irregularidades no transporte coletivo alimentador de passageiros no município, especialmente relacionadas ao transporte indevido de pessoas em pé nas vans.

De acordo com o Ministério Público, uma reunião recente foi realizada com representantes do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e da Guarda Civil Municipal (GCM), quando ficou definido que seriam adotadas medidas tanto de caráter orientativo quanto fiscalizatório. O objetivo é garantir o cumprimento das normas de circulação e a segurança dos usuários. Após as ações, os relatórios devem ser encaminhados ao MP para ciência e análise.

As fiscalizações começaram na última segunda-feira (6), em parceria entre o IMTT e a GCM, e ocorreram em três pontos: Terminal do Esplanada, em frente à Igreja Santa Terezinha e na Rua Conselheiro Thomaz Coelho. Foram abordados dez veículos nos locais, sem registro de notificações ou apreensões — apenas verificação de documentação.

Na terça-feira (8), motoristas também relataram a presença das equipes no terminal de Conselheiro Josino. O IMTT informou à reportagem que as operações foram motivadas pelas denúncias encaminhadas pelo MP e seguirão de forma contínua em diferentes áreas do município.

Um permissionário ouvido pela reportagem afirmou que as ações estão sendo realizadas dentro do horário de pico, entre 7h e 8h30, período considerado de maior demanda. O motorista relata que, nesse intervalo, não há como deixar passageiros para trás, já que muitos dependem das vans para chegar ao trabalho.

Na linha Parque Nova Brasília–Centro, uma das fiscalizadas, as saídas ocorrem a cada 15 minutos. No entanto, passageiros pedem que o intervalo seja reduzido, o que, segundo eles, ajudaria a evitar atrasos e superlotação nos veículos.

Fonte: J3News

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *