30/07/2025
Variedades

Israel faz novos bombardeios no Irã e diz ter causado ‘grandes danos’ a usina nuclear de Natanz

Prefeitura de Campos

Israel fez novos bombardeios no Irã nesta sexta-feira (13). Os ataques atingiram uma usina nuclear em Natanz, no centro do país, e um aeroporto militar em Tabriz, no noroeste informaram veículos estatais iranianos.

O Exército de Israel confirmou o ataque à usina de Natanz e disse ter causado “grandes danos” à instalação nuclear iraniana.

O Exército israelense já havia feito um ataque ao Irã na madrugada desta sexta, no horário local (noite de quinta-feira no horário de Brasília). Explosões foram registradas em Teerã e em outras cidades do país. Os militares afirmaram que o objetivo da operação é impedir o avanço do programa nuclear do país.

Este ataque matou o chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Hossein Salami, e o chefe das Forças Armadas do país, Mohammad Bagheri. Dois cientistas nucleares também foram mortos.

A agência de notícias Mehr publicou um vídeo que mostra chamas e fumaça subindo do aeroporto de Tabriz, na província do Azerbaijão Oriental, com a legenda: “Aeroporto de Tabriz neste momento”.

O Irã considerou os ataques de Israel “uma declaração de guerra”. O regime iraniano revidou a primeira onda de ataques com cerca de 100 drones, que não causaram danos em Israel até a última atualização desta reportagem.

O que se sabe sobre o ataque

O ataque acontece em meio a crescentes tensões entre os dois países e ao desenvolvimento do programa nuclear iraniano.

Pouco após Israel lançar o bombardeio contra o Irã, o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, divulgou um pronunciamento gravado com antecedência.

“Estamos em um momento decisivo na história de Israel”, disse.
Em seu discurso, o primeiro-ministro disse que a operação militar tem como objetivo deter “a ameaça iraniana à própria sobrevivência de Israel” e que os ataques continuarão “por quantos dias forem necessários”.

Os EUA não tiveram envolvimento na operação, segundo o secretário de Estado americano, Marco Rubio.

Segundo um oficial das Forças de Defesa de Israel, o Irã possui urânio suficiente para construir ogivas nucleares em questão de dias e o regime iraniano está em um estágio avançado de um programa nuclear secreto para desenvolver uma bomba.

Uma nota divulgada pela embaixada de Israel no Brasil afirmou que o Irã é o “principal patrocinador do terrorismo global” e representa uma ameaça ao Estado.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressionou o Irã por um acordo nuclear “antes que não sobre mais nada”.

G1*

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *