Investigado pelo MPF, deputado Gutemberg Reis destina emenda parlamentar para Ong de Raphael Thuin, ex-vereador e candidato a prefeito derrotado

O deputado federal Gutemberg Reis, da encrencada família Reis da Baixada Fluminense, mais precisamente de Duque de Caxias, e investigado pelo Ministério Público Federal no caso das emendas parlamentares, destinou verba de emendas de comissão para a Associação Paraesporte, do ex-vereador e candidato a prefeito derrotado em Campos dos Goytacazes Raphael Elbas Neri de Thuin, o Raphael Thuin.
Raphael Thuin obteve 0,90% dos votos válidos nas eleições de 2024. Após a derrota eleitoral, o ex-vereador, fundador da Associação Paraesporte, voltou a presidir a instituição, também denominada Instituto Para Todos. O maior volume de recursos da instituição, que passa de milhões, é de emendas parlamentares, governo federal e convênios com a Ampla (Enel) através da lei de incentivo do governo de Cláudio Castro. A instituição não possui sede própria e funciona no anexo cedido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). A ong também aparece no caso Ceperj, segundo relatório do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.
O valor da emenda de comissão de Gutemberg Reis para a ong de Raphael Thuin é de R$ 200 mil, e consta na Lei Orçamentária de 2025, publicada no portal da Câmara dos Deputados (AQUI).
Gutemberg Reis na mira da PF, MPF e Flávio Dino
Em novembro, o Ministério Público Federal iniciou uma nova rodada de apurações para investigar o uso de emendas parlamentares enviadas a municípios do Rio de Janeiro por quatro deputados federais. Entre eles, Gutemberg Reis.
Gutemberg é irmão do encrencado Washington Reis, ex-prefeito de Duque de Caxias, condenado no Supremo Tribunal Federal.
Sobre Raphael Thuin, Tribuna NF mostrou que Justiça Eleitoral reprovou suas contas de campanha. Relembre no link abaixo.
Tribuna NF abre espaço para os citados, enviando nota para [email protected].


