Horto Municipal e Morro do Itaoca vão passar por revitalização

Criado na década de 50 em uma área com quase 24 mil metros quadrados, o Horto Municipal e o Morro do Itaoca, popularmente conhecido como “Morro do Rato”, localizado a cerca de 14 km do centro de Campos, vão ser revitalizados. A reforma será possível a partir de uma emenda parlamentar articulada pelo prefeito Wladimir Garotinho junto ao deputado federal Caio Vianna.
O secretário de Obras, Urbanismo e Mobilidade, Fábio Ribeiro, e a secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, estiveram, na última semana, no Horto Municipal, que foi contemplado com cerca de R$ 500 mil dos cerca de R$ 2,2 milhões angariados na emenda. O início das obras está previsto até o final de fevereiro, assim que a verba for liberada pela Caixa Econômica Federal, que é a mandatária da União.
“A emenda contempla duas áreas, o Horto Municipal e o Morro do Itaoca, que por ser uma obra mais complexa, absorveu a maior parte dessa emenda, mas o prefeito Wladimir Garotinho não abriu mão de contemplar o horto, que é uma área muito importante, no centro da cidade, uma área que diz respeito à educação ambiental, à preservação. No horto, a primeira etapa da obra vai acontecer na área administrativa, a fim de dar mais conforto aos funcionários e dar a possibilidade da criação de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Vamos preparar a parte administrativa como a porta de entrada, o receptivo dos munícipes e dos turistas também. O entendimento que a gente tem é que uma cidade não pode ser turística, não pode ter o conceito de uma cidade turística se ela não for preparada para o próprio município”, diz Patrícia.
Fábio Ribeiro falou da importância do investimento para o desenvolvimento do município. “O Morro do Itaoca é bem visto tanto pelo ciclismo quanto pelos amantes do voo livre. É uma das grandes potências do setor turístico do município. A Prefeitura já formalizou os contratos e encaminhou para a Caixa Econômica Federal, já que as emendas são liberadas via Caixa. Assim que for liberada, vamos dar início às duas obras. Vamos valorizar o turismo. No Itaoca, por exemplo, vamos trabalhar não só na pista de acesso, como também na adequação da pista de pouso. A gente precisa dar a possibilidade de fazer eventos estaduais e nacionais”.
Secom*


