06/05/2025
Política

Gusttavo Lima: ‘Estou desistindo da candidatura a presidente do Brasil em 2026’

O cantor Gusttavo Lima divulgou um vídeo em suas redes sociais anunciando que irá desistir de ser candidato à Presidência em 2026, intenção que tinha anunciado anteriormente. Nele, o artista agradeceu as manifestações de apoio a uma eventual candidatura, mas ressaltou que não é filiado a nenhum partido e que pretende ajudar o país de outras formas, sem detalhar os projetos futuros.

— Quero ressaltar aqui que não sou candidato a nenhum cargo político, em 26 não serei candidato e nem mesmo sou filiado a qualquer partido. Manifestei sim meu interesse de ajudar o Brasil, mas meu objetivo é contribuir de outras formas sem a necessidade de concorrer ou ser eleito para algum cargo público. Agradeço imensamente as manifestações de carinho e apoio para eu entrar na política, mas esse não foi e nem será meu objetivo. Pensei muito bem — garantiu.

A informação de que o vídeo de Gusttavo Lima seria divulgado nesta quarta-feira foi antecipada pelo colunista de OGLOBO Lauro Jardim. O artista, que anteriormente declarou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, disse ainda na gravação que espera o fim da atual polarização do cenário político brasileiro e prometeu continuar declarando suas opiniões sobre o tema.

— Quero que todos os lados políticos se unam em prol do povo brasileiro. Vou continuar minha carreira artística e tocar meus negócios. (…) Peço a todos respeitem a minha opinião, minha posição e a minha imparcialidade, de forma justa e respeitosa. Assim como ocorre na vida de outro brasileiro que expressa seu ponto de vista. Que é um ponto de vista diferente — disse o cantor, que também se disse atacado, depois de ter declarado suas intenções eleitorais, e ponderando que nunca criticou o atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

— Em 2026 espero que o povo esteja acordado de verdade para tomar as decisões certas para essa grande nação — finalizou Lima.

Em entrevista ao portal Metrópoles, o sertanejo explicou que um dos motivos que o levou a desistir da carreira política foi a opinião contrária da família.

— Muitas pessoas próximas se posicionaram contra, inclusive minha família, o que pesou muito. As eleições de 2026 ainda serão muito polarizadas. Você tem que sentar para negociar coisas que, às vezes, não são de interesse do Brasil, mas de partidos e de pessoas. Não tenho estômago. Meu negócio é trabalhar e ajudar as pessoas — disse ele para a coluna Grande Angular, sem descartar uma nova empreitada política no futuro: — Nada impede que, na próxima eleição ou daqui a duas ou três, eu seja candidato.

Gusttavo Lima anunciou, no início do ano, que pretendia se candidatar à Presidência em 2026. A notícia causou surpresa no meio político e no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cantor passou a ser cortejado pelos partidos, entre eles o União Brasil. Bolsonaro fez chegar ao sertanejo um aviso de que as portas do PL seguem abertas à sua filiação, desde que tope ser candidato ao Senado em 2026

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), outro político que se apresenta como presidenciável, afirmou nas últimas semanas que iniciará sua pré-campanha e tinha colocado Gusttavo Lima como opção a candidato ou vice numa ocasional chapa, em um evento no dia 4 de abril, em Salvador. À época, integrantes da cúpula do União Brasil confirmaram que estava em avaliação uma pré-candidatura conjunta, mas que o artista estava em dúvida sobre a filiação.

A newsletter do jornalista Thiago Prado, no entanto, adiantou que o evento programado para ocorrer na Bahia seria um grande balão de ensaio. Caiado já revelou a aliados que não sairá candidato a presidente caso o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se lance ao cargo. Já o artista vinha deixando seu nome correr como opção política, mas estava mais preocupado com a sua carreira.

Fonte: O Globo

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *