28/08/2025
Polícia

Funcionários da Defesa Civil de Cordeiro são presos acusados de dopar e abandonar cachorros, que acabavam mortos

Seis funcionários da Defesa Civil de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, foram presos, nesta quarta-feira, por policiais civis da 154ª DP (Cordeiro) acusados de dopar e abandonar para morrer cães indesejados. Oito animais que haviam acabado de ser deixados, sob a influência de medicamentos, num local ermo na área rural do município foram resgatados e encaminhados para tratamento veterinário.

Quando foi flagrado, os suspeitos estavam uniformizados e usando uma viatura oficial, informou a Polícia Civil. Eles estavam colocando os cachorros no automóvel. Foram encontrados com o grupo seringas e frascos de sedativos.

O delegado Gilberto Soares, titular 154ª DP, disse que nos últimos três meses muitas ocorrências de envenenamento em série de cães tanto em Cordeiro como também na cidade de Macuco vêm sendo registradas. Todas elas nas zonas rurais dos municípios.

— Houve uma investigação a respeito que culminou com a prisão desses indivíduos. Conseguimos fazer uma campana, monitorando por meio de vídeo toda a dinâmica criminosa, e conseguimos, ao final, além das prisões em flagrante, coletar os animais e encaminhá-los para o veterinário para o devido tratamento — disse Soares.

Os presos autuados em flagrante pelo crime de maus-tratos. Eles foram encaminhados para a Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) e passarão por uma audiência de custódia. As investigações continuam para apurar possíveis outros casos.

Em nota publicada em seu perfil no Instagram, a Prefeitura de Cordeiro afirma “repudiar veementemente qualquer ato de maus-tratos a animais”. O texto diz que um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi instaurado para “apurar responsabilidades e adotar, se necessário, as penalidades cabíveis”. “A Administração reforça que todas as medidas necessárias serão tomadas dentro da legalidade dentro da legalidade”, reforça o texto. A prefeitura destaca ainda que os animais resgatados estão sendo acompanhados por um médico veterinário responsável, garantindo cuidados adequados.

Fonte: O Globo

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *