22/09/2025
Campos

Educação de Campos faz terceira 3ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou a segunda convocação de mais 14 cuidadores do Processo Seletivo Simplificado — edital 7/2025 — para atuarem na rede municipal de ensino. A convocação está AQUI, no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (22), e no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). Os convocados devem ficar atentos, pois deverão se apresentar na quarta-feira (24), às 9h, na Diretoria de Gestão de Pessoas da Seduct, conforme cronograma publicado na portaria 121/2025.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, afirmou que a validade do processo é de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses. “Eles serão encaminhados à realização de exame médico admissional, com o objetivo de cumprir etapa que antecede a assinatura de contrato de trabalho e a ocupação de vagas temporárias nas unidades. A medida visa ao cumprimento da Política Municipal de Atendimento à Educação Especial Inclusiva”, disse Tânia.

A lei nº 9.145, de 5 de maio de 2022, que institui a Política Municipal de Atendimento para Educação Especial Inclusiva em Campos, foi sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho com o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares da rede municipal. Por meio dela, foi possível a realização desse processo seletivo para cuidadores e também para mediadores.

O papel do cuidador é oferecer suporte aos educandos, público-alvo da Educação Especial Inclusiva, que não tenham autonomia para as atividades de alimentação, higiene e locomoção; acompanhar e auxiliar o aluno nas atividades rotineiras, cuidando para que ele tenha suas necessidades básicas (fisiológicas, higiene e afetivas) satisfeitas, sempre que necessário.

Ele deve atuar como elo entre o aluno, a família e a equipe escolar; comunicar a equipe da unidade educacional sobre quaisquer alterações de comportamento do aluno; acompanhar o aluno na hora do intervalo e no seu embarque e desembarque do transporte; cumprir os dias letivos e horas-aula estabelecidos; pesquisar, selecionar e estudar assuntos específicos de sua área de trabalho, executar, na ausência do(s) estudante(s), outras tarefas solicitadas pela equipe de Gestão Escolar, compatíveis com a natureza da função.

Secom*

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