27/10/2025
Campos

Educação de Campos faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva

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A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou a quarta convocação de mais 166 cuidadores do Processo Seletivo Simplificado — edital 7/2025 — para atuarem na rede municipal de ensino. A convocação está no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (27) e no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). Os convocados deverão se apresentar nos dias 4 e 5 de novembro, às 9h, na Diretoria de Gestão de Pessoas da Seduct, seguindo o cronograma publicado na portaria 157/2025 (confira abaixo).

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, afirmou que a validade do processo é de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses. “Eles serão encaminhados à realização de exame médico admissional, com o objetivo de cumprir etapa que antecede a assinatura de contrato de trabalho e a ocupação de vagas temporárias nas unidades. A medida visa ao cumprimento da Política Municipal de Atendimento à Educação Especial Inclusiva”, disse Tânia.

A lei nº 9.145, de 5 de maio de 2022, que institui a Política Municipal de Atendimento para Educação Especial Inclusiva em Campos, foi sancionada pelo prefeito Wladimir Garotinho com o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares da rede municipal. Por meio dela, foi possível a realização desse processo seletivo para cuidadores e também para mediadores.

O papel do cuidador é oferecer suporte aos educandos, público-alvo da Educação Especial Inclusiva, que não tenham autonomia para as atividades de alimentação, higiene e locomoção; acompanhar e auxiliar o aluno nas atividades rotineiras, cuidando para que ele tenha suas necessidades básicas (fisiológicas, higiene e afetivas) satisfeitas, sempre que necessário.

Ele deve atuar como elo entre o aluno, a família e a equipe escolar; comunicar a equipe da unidade educacional sobre quaisquer alterações de comportamento do aluno; acompanhar o aluno na hora do intervalo e no seu embarque e desembarque do transporte; cumprir os dias letivos e horas-aula estabelecidos; pesquisar, selecionar e estudar assuntos específicos de sua área de trabalho, executar, na ausência do(s) estudante(s), outras tarefas solicitadas pela equipe de Gestão Escolar, compatíveis com a natureza da função.

Calendário de apresentação:

04/11/2025 – Regiões Educacionais 01; 02 (classificação 56 a 79)
05/11/2025 – Região Educacional 02 (classificação 80 a 120); Regiões 3, 4, 5, 6, 8 e 9

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