Educação de Campos divulga Canal de Perguntas e Respostas para processo de eleição de gestores
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) lançou um Canal de Perguntas e Respostas, visando dirimir dúvidas sobre o processo de eleição de gestores escolares para o período de 2026 a 2028. Basta acessar AQUI. As respostas são baseadas no Edital nº 12/2025, publicado no Diário Oficial do Município de 14 de outubro, regulamentando o processo.
Entre os assuntos abordados estão as fases de qualificação e inscrição, o que é a qualificação individual, exigência do curso Avamec, comissões eleitorais, fiscais das chapas, documentação e homologação, como funciona a Declaração de Conformidade de Gestão Escolar, entre outros temas.
O processo de eleição ocorre em parceria com o Conselho Municipal de Educação. “Se ainda restarem dúvidas, os candidatos poderão escrever para o email [email protected]”, afirmou a secretária de Educação, Tânia Alberto.
A subsecretária de Gestão Operacional, Catia Mello, lembrou que os candidatos devem ficar atentos, pois a Seduct publicou no Portal PAE o calendário retificado (AQUI), alterando as datas das seguintes etapas: Envio das atas de Eleição das “Comissões Eleitorais Internas”; Reunião da Comissão Geral Eleitoral com os Presidentes e vices das Comissões Eleitorais Internas; Apresentação do Plano de Gestão Institucional por cada chapa, à comunidade escolar; Publicação de Portaria de nomeação dos diretores e diretores adjuntos eleitos (etapa incluída no cronograma); Período de transição; Posse dos Diretores e Diretores Adjuntos; e Início do exercício (incluído no edital).
“Com a mudança, a votação na unidade escolar acontecerá no dia 2 de dezembro de 2025 das 8h às 20h”, destacou a subsecretária.
Os candidatos interessados em concorrer ao pleito deverão formalizar sua inscrição dentro do prazo estabelecido no edital, atendendo aos requisitos legais e documentais exigidos. Após o recebimento das inscrições, a Comissão Eleitoral Geral fará a análise da documentação para homologação ou não das chapas aptas a concorrer ao pleito.
O processo de consulta eleitoral na comunidade escolar ocorrerá por meio de votação híbrida, sendo o voto eletrônico para a comunidade interna e o voto manual em cédula impressa disponibilizada pela Seduct para a comunidade externa. O voto será secreto e único por cada eleitor, sendo realizado respeitando as especificidades da votação híbrida em cada modalidade.
Secom*