16/10/2025
Campos

Educação de Campos alerta sobre golpe de falsa intimação judicial

educacao Easy Resize.com

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) alerta que está circulando por e-mail uma mensagem fraudulenta que simula uma intimação oficial do Fórum de Campos a gestores da rede municipal de ensino. O comunicado tem aparência institucional e linguagem jurídica. O conteúdo falso informa que o responsável pela unidade escolar deverá comparecer à audiência em referida data e sugere que o destinatário clique em um link.

No entanto, o link em questão, na verdade, pode instalar um vírus no dispositivo da vítima, podendo roubar dados pessoais, bancários ou até comprometer sistemas inteiros. A Secretaria orienta para que os gestores, auxiliares de secretaria e diretores adjuntos jamais cliquem em links de remetentes desconhecidos ou suspeitos.

Normalmente, esse tipo de mensagem tem um tom alarmante para pressionar a vítima a agir rapidamente. Ela contém links maliciosos ou solicitam a abertura de anexos suspeitos. Os criminosos também podem se passar por outros órgãos conhecidos, como o Superior Tribunal de Justiça, usando endereços de e-mail falsos.

Recomendações de segurança

Não clique em links: Intimações judiciais legítimas não são enviadas por e-mail com links para acesso. Em geral, elas chegam pelos Correios ou por vias judiciais oficiais.

Não abra anexos: Não baixe ou abra nenhum anexo dessas mensagens suspeitas.

Desconfie de ameaças: Não se deixe levar pelo tom de urgência ou por ameaças de multas e sanções. O Poder Judiciário não solicita pagamentos ou transferências por e-mail.

Verifique o remetente: Confira sempre o endereço de e-mail completo do remetente. Endereços de órgãos oficiais terminam com domínios específicos (ex: .jus.br). Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com o órgão por meio dos canais oficiais.

Marque como spam: Se receber uma mensagem suspeita, marque-a como lixo eletrônico (spam) e exclua-a imediatamente.

Entre em contato com o Departamento Jurídico da Seduct em caso de dúvida.

Fonte: Secom

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *