Distribuição de presentes encerra a semana da criança na FMS
A pureza, a leveza e a inocência das crianças são capazes de transformar qualquer ambiente, inclusive os hospitais. E foi com esse espírito que a Semana da Criança, promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), foi encerrada nesta quinta-feira (9) com um dia especial de alegria, carinho e presentes.
A ação, realizada pela empresa Nutri Norte, contou com a presença da primeira-dama de Campos, Tassiana Oliveira, que percorreu as unidades distribuindo brinquedos e sorrisos para os pequenos pacientes. Acompanhada dos personagens Mickey e Minnie, Tassiana passou pelas pediatrias do Hospital Geral de Guarus (HGG), Clínica da Criança e Hospital Ferreira Machado (HFM).
A programação começou pela nova Pediatria do HGG, onde 14 crianças foram presenteadas. Em seguida, a visita seguiu para a Clínica da Criança, onde Tassiana esteve acompanhada pela diretora de Gestão das Unidades Pré-Hospitalares, Bruna Vassimon. Já no HFM, a comitiva foi recebida pelos superintendentes da FMS, Gilberto Nunes e Filipe Mocaiber, além do diretor administrativo do hospital, Eduardo Gonçalves. Tassiana percorreu a Clínica Pediátrica, a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) e a Emergência Pediátrica.
“Hoje viemos para trazer um pouco de alegria, esperança e brinquedos para as crianças que estão em tratamento. Estar internado é sempre um desafio, mas para os pequenos é ainda mais delicado. Por isso, buscamos transformar esse dia em um momento leve e divertido. Confesso que não sei quem fica mais feliz: eles ou eu”, afirmou Tassiana Oliveira.
O superintendente do HGG, Vitor Mussi, também celebrou a iniciativa. “Essas ações contribuem até mesmo para a evolução da criança durante a internação. A alegria e a animação que vimos aqui hoje fizeram toda a diferença”, destacou. A diretora clínica do hospital, Luisa Barreto, reforçou a importância do gesto. “É gratificante acompanhar essa visita especial e ver de perto a felicidade dos pacientes e de seus familiares”, comentou.
Para Eduardo Gonçalves, diretor administrativo do HFM, a ação ultrapassa o simples ato de doar presentes. “Quando o hospital abre espaço para iniciativas como essa, nós lembramos que, além do tratamento médico, a humanização do cuidado é fundamental. O sorriso de uma criança internada é um verdadeiro remédio para todos nós”, enfatizou.
Felicidade em família
A emoção também esteve presente nas palavras dos familiares. Jéssica Ramos, mãe da pequena Yohanna, de 8 anos, que está em observação na Clínica da Criança, disse que o gesto foi inesperado. “A gente não esperava e foi um momento incrível. Estávamos desanimadas e essa visita trouxe uma energia boa. Eu aprovei demais”, salientou.
Na Pediatria do HFM, Giselle Manhães Silva, avó de Gael, de 9 meses, narrou a importância da iniciativa. “As crianças passam bastante tempo internadas e às vezes não têm muito o que fazer. Esse tipo de ação traz distração e alegria. Foi maravilhoso!” expressou.
Já Cíntia Carvalho, mãe de Arthur Peixoto, de 6 anos, em observação na emergência pediátrica do HFM, não escondeu a satisfação. “Achei maravilhoso, trouxe um brilho diferente para o dia dele e para nós também”, relatou.
Secom*